O empreendedor empreende porque acredita em seu sonho, ele tem um propósito e quer deixar um legado. Este legado pode impactar positivamente sua família, seu entorno e a sociedade. Nossa história da vez possui memórias doces, festivas, românticas, de novas primaveras e até mesmo de revelações. Tudo isso em um só lugar, no Comercial Bilisquinho.
Fundada há 35 anos em São Sebastião do Paraíso, a empresa surge como alternativa de união familiar. ‘’Meu pai, Sr. Wilson de Paula Souza, era caminhoneiro e resolveu que estava cansado da rotina árdua das estradas e principalmente de ficar longe da família. Em 1987 foi fundado o Comercial Bilisquinho e nossa jornada como empreendedoras principiou. Na época, mesmo com pouca idade, começamos a trabalhar. Íamos para a escola em uma parte do dia e a outra revezávamos com minha mãe, Dona Terezinha, na loja’’ ressalta Selma.
As mulheres despertaram para suas potencialidades e estão revolucionando a forma de viver e empreender. Para isso, foi preciso sair da zona de conforto e não ter medo de assumir riscos. ‘’Desde muito novas fomos incentivadas por nossos pais a empreender. Acatamos a empresa familiar com amor e carinho para passar esse sentimento para nossos colaboradores, clientes, e a quem nos rodeia. Estamos firmes no propósito de ir sempre adiante’’ afirma Walquíria.
Os desafios são todos conhecidos e temos muitos indicadores que revelam a importância, capacidade e evolução do empreendedorismo feminino. ‘’Empreender não é fácil, os desafios são muitos, mas trabalhar em família, quando todos se dão, é mais leve. A base, sempre é importantíssima, pois nossos pais sempre reforçaram a honestidade, garra, fé, gentileza, respeito e amor ao que se faz. Acredito que quando se planta uma boa semente, o resultado da colheita é maravilhoso’’ disse Selma.
Mulheres empreendedoras são acima de tudo pessoas resilientes, que acreditam que podem mudar seus destinos apresentando soluções diferentes para resolverem dores que o mercado consumidor tenha. ‘’Sempre há desafios no ciclo da vida para o nosso crescimento. Mas, um dos mais complexos por sermos uma empresa familiar, acredito que seja a falta da nossa mãe. Por ter um apoio muito espiritualista, sendo praticamente o coração da empresa, reconstruir um novo âmago é bastante custoso. Entretanto, com a união e Deus na frente, sempre é possível recomeçar e inovar’’ afirma Walquiria.
A tradição familiar perdura por gerações com inspiração e otimismo. ‘’Inspiração é o que não falta. Já nascemos atuando na arte de vender. Nossa família sempre trabalhou com vendas, desde os nossos avós paternos e maternos, que tinham fábricas de doces. Nada melhor para adoçar a vida do que fazer dela uma doçura. Entendem agora a relação?’’ destaca Selma, com bom humor.
De acordo Selma Aparecida de Souza Mendonça, Elizete Cristina de Souza Almeida e Walquiria de Paula Souza Mavel Cândido, irmãs e sócias do Comercial Bilisquinho, a boa semente resulta em belas flores. Diante de uma história com tantas conquistas, elas deixam uma mensagem de esperança. ‘’Queremos agradecer o imenso carinho de todos da ACISSP por essa linda oportunidade de compartilharmos nossas experiências. Gratidão a todos os nossos clientes que ao longo do tempo se tornaram amigos, e aos novos clientes que a todo dia chegam para agregar mais a essa família maravilhosa: Bilisquinho. Gratidão a Deus por tantas vidas em nossas vidas.’’
(Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)