“SEM UTILIDADE”
Assim que houve a entrega à Polícia Civil da sala no Cemitério da Saudade para a realização de necrópsias por médicos legistas que integram o IML em São Sebastião do Paraíso, um internauta se apressou em tecer críticas e fez postagem desqualificando a utilidade do referido serviço, como se não tivesse nenhuma utilidade. “Não traz benefício nenhum”. Não satisfeito, disse que “às vezes pode ter algum órgão que sobra, e quem sabe” ?
INTERPELAÇÃO
Referido internauta gravou novo vídeo, segundo disse, para se retratar com a população paraisense, afirmando que já havia se retratado com o delegado regional Tiago Bordini. “Me retratei da palavra órgão, que citei”, e complementou que “jamais denigriu a imagem do delegado e da Polícia Civil”. Arrematou que o IML “é uma instituição muito bem vinda, e se veio para somar com a Polícia Civil, peço desculpas”. Segundo informações, houve representação feita pedindo interpelação judicial do internauta.
MAIS INDICADO
Em resposta à solicitação do vereador Marcos Vitorino para se designar uma delegada para a Delegacia Especializada em Atendimento â Mulher em São Sebastião do Paraíso, a chefia da Polícia Civil respondeu à Câmara, que no âmbito da 4.ª Delegacia não esse atendimento de forma específica. Salientou que uma equipe foi destacada para atendimento destes casos. “Em que pese a extrema competência e sensível trato com as vítimas por parte do delegado de polícia, Dr. Carlos Brasil, realmente o atendimento por uma delegada seria o mais indicado”.
OPORTUNAMENTE
Afirma que o mais indicado também seria uma unidade policial física independente, para a Delegacia da Mulher, e que uma tratativa com o poder público municipal para viabilizar a unidade está em andamento, de forma inicial. Informou que a demanda de lotação de uma delegada de polícia, para a especializada, foi devidamente planilhada para atendimento oportuno.
“INADEQUADAS”
O CREFITO – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 4.ª Região, em ofício enviado à Câmara de Paraíso pediu apoio através de moção ou outro instrumento que julgar adequado à solicitação feita por aquele conselho, junto ao Ministério da Educação, que requisitou o sobrestamento dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na modalidade à distância. Salienta que tanto a comunidade acadêmica, quanto a profissional, reconhecem que a graduação à distância nos citados cursos, são inadequadas, pois prejudicam o desenvolvimento de habilidades técnicas.
PEDIU APOIO
A vereadora Cidinha Cerize, que é fisioterapeuta, ressalta a existência de campanha de alguns CREFITOs, contra a modalidade ensino à distância na área da saúde. “Acho impossível se imaginar você fazer um faculdade sem nunca ter passado por um paciente, vivenciado, e receber o título de fisioterapeuta, dentista, profissões da saúde, sem ser presencial. Gostaria que essa Câmara assinasse a moção de apoio, disse.
EXERCITANDO
Alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Municipal Napoleão Volpe, participantes do Projeto Vereador Mirim por Um Dia, encaminharam ofício à Câmara onde solicitam sejam plantadas mais árvores naquela escola, seja construída sala específica para aulas de intervenção, mais salas para separar departamentos, para aulas de música, pintura da escola, lavagem da quadra, mais bancos para o pátio, ampliação da sala de biblioteca, jardineiro exclusivo para a escola, Internet melhor na sala de Informática, computadores novos, melhorias nas estradas, sala para teatro. Foi aprovado e será transformada em indicação ao prefeito.
TRADIÇÃO
A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso está promovendo a campanha denominada “Leite Solidário 2023”, junto a pecuaristas, recorrendo à tradição existente na região de produtores de leite doarem a entidades filantrópicas, leite de ordenhas feitas na sexta-feira da Paixão, entregues em laticínios e cooperativas. Esclarece que o valor arrecadado será utilizado na compra de instrumentais para a realização de cirurgias cardíacas.
POSITIVO
Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG informa que micro e pequenas empresas (MPE) de Minas Gerais registraram um saldo positivo de 24.879 vagas de trabalho em fevereiro. É o melhor resultado desde o mesmo período do ano passado, conforme o levantamento do Sebrae Minas a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
MELHOR SALDO
Diz que Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de vagas nos pequenos negócios no segundo mês do ano, ficando atrás somente de São Paulo (61.063). Foram 209.790 admissões em fevereiro, contra 184.911 desligamentos. O saldo representa um crescimento de 2.016% na comparação com janeiro, quando o estado viveu reflexo de muitos desligamentos de vagas temporárias abertas no fim de 2022. Houve pequena queda, de 0,26%, no comparativo com o mesmo período do ano passado.