FALSA NOTÍCIA

Notícia falsa sobre ataque a escolas em Paraíso mobiliza forças de segurança

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 11-04-2023 11:44 | 1138
Foto: Reprodução

Uma notícia falsa publicada em redes sociais (fake news), segunda-feira (10), de que teria acontecido ou iria ocorrer ataques a escolas em São Sebastião do Paraíso, mobilizou forças de segurança, Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal. “Responderam rápido e combatendo inclusive quem está atrás de propagar mentiras. Peço que não publiquem ou compartilhem mentiras, conforme a que foi propagada hoje. Estamos atentos desde a possível violência nas escolas, quanto mentiras contra instituições de ensino da cidade”, disse o prefeito Marcelo Morais em postagem.

Até a conclusão desta matéria o autor da fake news não havia sido identificado. Rastreamento está sendo feito por policiais para saber a origem da postagem. Um internauta paraisense que compartilhou se retratou e pediu desculpas a alguns grupos em que participa, dizendo que não teria agido de má fé.

A disseminação de notícias falsas ocasionou também problemas em Pratápolis, onde as aulas na Escola Estadual Dr. Farid Silva foram suspensas na manhã de segunda-feira (10).

“Estou aqui para me dirigir a diretores, professores, comunidade escolar, pais e alunos para dizer que tem circulado muita fake news em Paraíso, principalmente fazendo ligação com atentados que ocorreram em Santa Catarina. Deixo claro a todos vocês, aos pais principalmente, que fiquem tranquilos. Estamos fazendo ações diretas com a Polícia Militar e Guarda Municipal, trabalho bem dinâmico orientando nas portas das escolas o que tem que ser feito, para combatermos essa violência que tem gerado insegurança para todos os pais.

Fiquem tranquilos, a Polícia Civil está investigando para apurar quem propaga fakes de forma errônea, para causar tumulto e pânico às pessoas”, disse o prefeito Marcelo Morais.

INTENSIFICAR
Para debater ações visando fortalecer operações já executadas em São Sebastião do Paraíso e unidades escolas pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, foi realizada reunião na tarde de quinta-feira (6), na Prefeitura.

O prefeito Marcelo Morais ressaltou a necessidade de serem intensificadas algumas operações, principalmente na porta das escolas. A PM e Guarda Civil terão um plano de ação para pontuar operações específicas nas unidades escolares, garantindo a segurança das crianças e coibindo possíveis ações criminais.

O prefeito Marcelo também destacou a importância da população ajudar as forças de segurança e denunciar qualquer ação suspeita que presenciarem.

O secretário municipal de Segurança Pública, João Paulo Alves Bueno, destacou um planejamento que está sendo realizado para agilizar ainda mais a mobilização das forças de segurança em momentos de crise, dando uma resposta ainda mais rápida e eficaz caso haja a necessidade.