SEGURANÇA ESCOLAR
Audiência Pública em relação à segurança pública escolar foi solicitada pelo vereador Sérgio Aparecido Gomes. Ele destaca tratar-se de problema sério a ser discutido, e da forma como está não pode ficar, e autoridades públicas devem tomar providências, em caráter estadual e nacional e municipal, “para que possamos juntos somarmos forças, de modo a oferecer segurança aos professores e alunos que estão aflitos, pelos fatos registrados em nosso país”.
VANDALIZANDO
É lastimável vermos delinquentes chegando a escolas públicas, vandalizando, fazendo o que fazem, e depois serem caracterizados como doentes mentais. Por que não são doidos para chegarem a uma unidade militar ou boca de fumo, questiona Serginho.
CASAS POPULARES
Com urgência e de forma emergencial, é o que indica o presidente da Câmara de Paraíso, José Luiz das Graças ao solicitar ao prefeito Marcelo Morais que providencie condições necessárias para a construção de casas populares no município, de modo a atender a população de baixa renda. Justifica que a demanda é muito grande por habitações populares, e o recurso financeiro de muitas famílias é baixo.
CURSOS GRATUITOS
A Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior de São Sebastião do Paraíso divulgou que estão abertas as inscrições para os cursos de Libras e Informática (básicos), ambos com duração de 30 horas, e são gratuitos. As matrículas estão abertas e serão preenchidas por ordem de chegada dos candidatos. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3531-1573.
CABEAMENTO
Projeto visando normatizar o cabeamento aéreo em São Sebastião do Paraíso, utilizado por empresas que operam como concessionárias na área de comunicação, autoria do vereador Juliano Carlos (Biju), será apresentado à Câmara Municipal. Além de coibir o perigo de acidentes provocados por cabos que ficam pendurados por vias públicas, sem providências por parte das empresas, a intenção é despoluir o visual urbano paraisense, além de evitar sobrecarga de peso no posteamento, como pode ser observado.
EM RISCO
Em vídeo em que demonstra um cabo solto, Biju argumenta ser muita “irresponsabilidade de per-missionárias. E questiona: “Imagine um cabeamento destes no pescoço de um motociclista. Por isto vou apresentar meu projeto, para que não aconteça mais esta situação colocando em risco a integridade física de paraisenses, afirma.
IPVA
A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 deve ser paga a partir desta quinta-feira (13/4), em Minas Gerais. A escala de vencimentos, que tem início com os finais de placa 1 e 2, vai até a quarta-feira (19/4) da próxima semana, se encerrando pelos finais de placa 9 e 0. A novidade é a recém-implementada possibilidade de pagamento via Pix, o que amplia as opções para os contribuintes, que continuam contando com os agentes arrecadadores e casas lotéricas para quitar o tributo.
PAGAMENTO
Para utilizar o Pix é necessário acessar o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que deve ser emitido, exclusivamente, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), na área do IPVA, e escolher a opção “Emissão da Guia do IPVA”. Já o pagamento pelos bancos credenciados, pode ser efetuado bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), nos terminais de autoatendimento ou caixas. Os correntistas podem ainda utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto. Para pagamento nas casas lotéricas, é necessário levar o DAE.
BALANÇO
Segundo a AB Nascentes das Gerais, no feriado prolongado de Páscoa (6 a 9 de abril), cerca de 180 mil veículos circularam pelo Sistema MG-050/BR-265/BR-491. Durante os dias de operação especial do feriado de Páscoa, nenhuma morte foi registrada nas rodovias administradas pela concessionária, que teve 32 acidentes com 55 vítimas (44 ilesas e 11 feridas).