CURTAS EDIÇÃO 2703

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 15-04-2023 10:27 | 3595
Foto: Arquvio

Assustador
Até o dia 8 deste mês, quando se coletou números sobre casos de dengue em Paraíso, foram confirmados 994 casos positivos somente neste ano, e o preocupante número de 3.600 casos prováveis, registrado desde janeiro por pessoas que procuraram o sistema de saúde com a doença. Desse total, 222 testaram negativo, 1.639 aguardam o resultado e, pasmem, 768 recusaram fazer o teste. 

Com defeito
Possivelmente, condutores de veículos em São Sebastião do Paraíso serão notificados por terem cometido infração de atravessar com sinal fechado no semáforo na confluência da avenida Monsenhor Mancini com a rua Professor Nixo. Ocorre que há algum tempo que referido equipamento tem apresentado defeito, caindo do verde para o vermelho, sem que apareça o amarelo alertando que o sinal será fechado. Segundo informações o trânsito é monitorado por câmeras, e por conta disso não fica descartado que condutores sejam notificados, indevidamente. 

Vacinas
A Vigilância em Saúde em São Sebastião do Paraíso realiza nesse sábado, 15 de abril, vacinação bivalente contra a Covid-19 e também contra a gripe. A vacinação acontece na Praça Inês Marcolini (atrás da Prefeitura), das 9h às 16h. É obrigatória a apresentação do cartão de vacina, cartão SUS ou CPF e documentos comprobatórios para os públicos específicos desta nova fase da vacinação. 

Idosos - comorbidades
Em relação à vacinação da Covid-19, além do público acima de 60 anos, também serão vacinadas as pessoas com comorbidades e imunocomprometidos acima de 12 anos mediante de apresentação de formulário ou atestado médico; gestantes e puérperas que apresentarem cartão da gestante; trabalhadores da saúde e do sistema de privação de liberdade que apresentarem documento comprobatório e pessoas com deficiência permanente.

A ser estudado
O presidente da Câmara Municipal de Paraíso, vereador José Luiz das Graças tem firmado posição e pediu urgência ao Executivo municipal para a construção de moradias populares no município. É sempre oportuno que se façam estudos para avaliar essa questão social. Possivelmente existe déficit habitacional em Paraíso. No entanto questão ainda não esclarecida é o número de imóveis desocupados, conforme ventilou-se numa informação prévia sobre o Censo do IBGE, que afinal de contas ainda não se tem nada de conclusivo.

Doação
Objetivando a empresa ampliar suas operações em Paraíso, principalmente na geração de novos empregos com a implantação de um Centro de Distribuição de seus produtos, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso aprovou em dezembro de 2021 doação de área com mais de 4 mil metros à Cremer S.A. Foi entregue em janeiro de 2022, e conforme constou as atividades da empresa no local deveriam ter se iniciado no prazo máximo de 12 meses após liberação do alvará de construção.

O que se passa?
Levando-se em conta o número de praças que estão descuidadas, vias públicas carecendo de trato, além de outras providências a serem tomadas, como o existente próximo à lagoa no San Genaro, onde abriu-se preocupante buraco numa rua e o problema persiste há algum tempo, a impressão que se tem é a falta de funcionários no Departamento de Obras da Prefeitura de Paraíso. Isso sem contar a malha viária de estradas municipais, que apesar do período chuvoso, poderia já estar em melhor estado.

Inusitado
No Presídio de São Sebastião do Paraíso, segunda feira (10), um presidiário comunicou a um agente que estava passando muito mal. Explicou que na quarta-feira anterior, engoliu um celular na hora que foi realizada inspeção em sua cela. Acreditava que iria evacuar o aparelho, que acabou não saindo. Levado para a UPA, exame de Raio X constatou que o aparelho estava entalado no intestino. Optou-se por retirá-lo através de cirurgia. Foi aberto procedimento administrativo para apurar o caso.

Novas medidas
O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta quarta-feira (12/4), na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, novas medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas. Os anúncios foram feitos durante vistoria do governador Romeu Zema à unidade escolar, uma das 2,5 mil da rede estadual que já contam com sistema de segurança por videomonitoramento.

Protocolo
Uma das novidades apresentadas pelo governador, é a adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços. O governador também apresentou outra medida, que é um canal de comunicação direto entre os diretores de escolas e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).