Diz o ditado que “o sonho que sonha só, é um sonho. Mas o sonho que se sonha junto se torna realidade”. E assim o SEMPRE SUDOESTE MG concretiza mais uma proposta de trabalho em benefício dos servidores sindicalizados. Era um anseio da então presidente Regina Célia Nunes que mais este serviço fosse implantado no sindicato para atender aos associados, principalmente, neste momento ‘pós-pandemia’ onde depois de praticamente três anos, muitos trabalhadores sofrem os efeitos de um dos momentos mais difíceis da história recente da humanidade.
Sensível aos anseios e necessidades dos servidores municipais, a sindicalista Regina Nunes foi guerreira e batalhou por melhores condições de trabalho para os funcionários na época crítica da pandemia da Covid-19. Profissionais de vários setores, como os servidores da Saúde, da Educação, do Obras e tantos todos aqueles que estando ou não na linha de frente do atendimento à população, sofreram os efeitos nocivos do período do ‘fica em casa’. Muitos nem puderam se resguardar e tiveram de encarar de frente a realidade daquele que foi chamado de ‘o novo normal’, principalmente quando não se tinha as perspectivas de amenizações e cura sobre o mal que afligia a todos.
Já naquela época começava a ser planejado e estruturado um serviço de atendimento aos servidores do sindicato, porque muitos sofreram os efeitos danosos daquele período sombrio. Como parte integrante da sociedade, os servidores municipais também sofreram os impactos do período com a imposição de comportamentos totalmente diferentes daqueles em que todos estavam habituados. Fechamentos de espaços públicos, alteração de horários, toques de recolher levaram as pessoas a algo que nunca se imaginava que a população como um todo pudesse viver.
Foram tempos de aumento do tédio, transtornos de ansiedade, irritação, tristezas, incertezas, inseguranças e frustração financeira e outras. Diversas situações tiveram de ser enfrentadas nos lares, na convivência familiar, profissional e social. E foi pensando em ofertar um atendimento à saúde da psique humana, compreendendo e auxiliando no tratamento da saúde mental e no bem-estar dos servidores associados que o SEMPRE SUDOESTE MG iniciou as tratativas para ofertar um atendimento neste setor.
Primeiro veio o SindClí-nica, que foi implantado em setembro de 2022, com o objetivo principal de evitar o desenvolvimento de doenças, bem como reduzir os impactos de eventuais problemas de saúde de seus associados e dependentes. O presidente na época Rildo Domingos definiu na época a importância do serviço. “Com a medicina preventiva passamos a oferecer aos nossos sindicalizados e extensivos aos seus familiares diretos, a oportunidade de proporcionarmos saúde e melhor qualidade de vida”, disse.
Agora mais um passo real e concreto é dado no sentido de ampliar o leque de servidos oferecidos. No dia 4 de abril o SEMPRE SUDOESTE MG, iniciou a execução de um grande sonho da então presidente, a saudosa Regina Célia Nunes. Na oportunidade foi implantado o atendimento psicológico aos servidores sindicalizados. Antes já havia o acesso a consultas eletivas com psiquiatra quando necessário, através do convênio “Parceria em Saúde”.
O atendimento é feito no SEMPRE SUDOESTE MG, através da psicóloga, Wendy Alves Oliveira. As consultas não terão custo adicional para o servidor sindicalizado. Todo o carinho e atenção vem de encontro a observação detalhada de que: a saúde mental dos servidores é prioridade do sindicato.
A proposta do cuidar da saúde emocional dos servidores vai além das questões de higiene. Visa também conscientizar, que por conta das mudanças de hábitos repentinamente, pode haver implicações emocionais. O atendimento ofertado que possibilitar a chance de fazer com que os associados e necessitados do serviço, saibam lidar com essas mudanças emocionais, ajudar as famílias que perderam entes queridos e a superar os efeitos danosos que ficaram deste período e todas as suas implicações.
Com a ajuda de profissional especializado torna-se possível superar e suportar estas novas situações vividas, com o devido auxílio e assistência da Psicologia. O momento é de tornar menos dolorida esta fase que é de extrema importância em um dos momentos mais complicado da vida de todos.
Atuando no auxílio direto ou indireto, é possível contribuir para a adaptação do processo de recuperação e restauração das mentes e corações e seguir em busca de uma vida saudável e solidária, porque juntos somos mais fortes. A Psicologia vem para ajudar a compreender acerca de como o ser humano cria a sua história. O papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e também nas suas relações familiares, profissionais e sociais.