Onze
Diferente do que propôs recentemente o vereador presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças, que pretendia diminuir de dez para nove, o número vereadores àquela Casa, foi apresentada emenda modificativa ao seu projeto, elevando para onze. O projeto continua tramitando e se for aprovado e transformado em lei, passará a vigorar a partir da próxima legislatura.
Repercutiu
O vereador Vinício Scarano repercutiu nota publicada nesta coluna, edição de sábado (15), em que levantamos a questão de área doada a empresa Cremer, mais de 4 mil metros, aprovado pela Câmara em dezembro de 2021, entregue em janeiro de 2022, com o prazo máximo de 12 meses para início de suas atividades. Scarano solicitou informações à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico “como está o andamento o plano de negócios da Cremer”, lembrando a existência de prazo e datas específicas de investimentos a cumprir.
Celular
Vinício comentava sobre gestão pública, área de sua formação, e afirmou que “jamais vai deixar a política, ganhando ou perdendo para qualquer cargo eletivo, estará sempre próximo, junto, visando melhorar o nível dessa política”. Em dado momento interrompeu sua fala e dirigiu-se ao vereador Sérgio Gomes, que havia atendido ligação telefônica, afirmando: “Esse celular está atrapalhando minha concentração”.
Corte ou poda
Vereador Luiz de Paula solicitou corte de árvore seca na Avenida Itália. Observou que há a necessidade de estudos da Secretaria de Meio Ambiente para se efetuar corte ou poda de árvores de grande porte naquela área, pois quando há vendavais, lascam galhos, já quebraram postes e caíram sobre telhados de residências. Em aparte, o vereador Juliano Carlos (Biju) disse que a situação persiste e árvores oferecem risco e precisariam ser substituídas.
Casas Populares
Ouvi dizer que seremos heróis do ano, se conseguirmos uma casa popular para Paraíso. Foi o que disse o vereador Toninho Picirilo na sessão de segunda-feira (17) da Câmara Municipal. Explicou que vereadores têm recorrido a deputados, com o presidente do Senado, e “eles não estão sendo claros conosco, estão nos enrolando em folha de bananeira e estamos correndo o risco de prometer casas populares rapidamente, e elas não vão sair, segundo informações que tive, afirmou Picirilo, ao aconselhar: não gerem expectativa. A causa, segundo afirma, seria a “irresponsabilidade de pessoas que passaram pela Prefeitura”
Parasitas
A vereadora Cidinha Cerize lembrou que árvores estão morrendo porque acometidas por pragas, e isso não tem sido olhado. Cidinha matou a charada. E o problema não se localiza apenas nas existentes na Avenida Itália. Quem observa percebe que não tem ocorrido a devida manutenção, e é comum se notar árvores, cidade afora, sendo invadidas por parasitas conhecidas popularmente como “erva de passarinho” que sugam a seiva das plantas. Por isso que se vê árvores definhando e morrendo. Não foi ocaso de uma frondosa árvore que havia próximo à Praça de Esportes Monsenhor Mancini. Foi para o beleléu depois de uma poda.
Esquadrilha da Fumaça
Para a festa comemorativa de seus 165 anos de fundação, no dia 27 de maio, Passos tem programado a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, conforme informações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A apresentação especial será no Aeroporto Municipal José Figueiredo. A última vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira esteve em Passos foi há 15 anos.
Produção
O IBGE elevou a previsão da safra de café no Brasil, e, segundo aponta, deverão ser produzidas 55 milhões e 700 mil sacas de 60 quilos em 2023, um aumento de 6,5% em relação a 2022. O Instituto afirma que isso se deve a recuperação de lavouras de café da espécie arábica, que conforme prevê será de 38 milhões e 500 mil sacas. Em algumas regiões produtoras, a colheita já está em sua fase inicial.