CURTAS EDIÇÃO 2706

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 26-04-2023 06:09 | 2914
Foto: Arquivo

Operário E.C.
O vereador Sérgio Aparecido Gomes solicitou na sessão da Câmara, moção de parabenização ao Operário Esporte Clube pelos seus 76 anos de existência. Disse ter grande respeito por aquela equipe. Lamentou o cancelamento de alguns shows que estavam programados e iriam abrilhantar o evento a ser realizado no dia 1.º de Maio quando haverá uma bela festa para a comunidade da Mocoquinha, bem como para toda população paraisense.

Beneficente
Almoço beneficente em que houve leilão de prendas foi realizado domingo (23) no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho em benefício da Obra do Berço Santa Terezinha, entidade composta por senhoras que há 48 anos confeccionam enxo-vaizinhos para serem doados para mães carentes. O vereador Lisandro Monteiro e sua equipe, sempre sensíveis às causas sociais, contribuíram na realização do evento. O vereador agradeceu a todos que ajudaram com alimentos, ao empresário que doou animais, enfim aos que colaboraram para causa tão nobre.

Bem digna
Vereador Toninho Picirilo disse que sem condenação a ninguém, ele pessoalmente não se conforma com algumas mudanças que são feitas. E pediu que o prefeito Marcelo, não neste ano porque está em cima da hora, mas em anos vindouros faça festa bem digna no Estádio 1.º de Maio do Operário Esporte Clube, no Dia do Trabalhador. É o campo do trabalhador, e aos domingos, dos lugares mais frequentados na cidade, está em primeiro, sem nenhum atrativo, apenas pelo futebol amador, praticamente sem apoio, disse Picirilo. Peço uma maneira de contemplar aquele clube que deu e dá tantas alegrias até hoje, completou.

Calçadas
Calçadas intransitáveis, mal conservadas, algumas com tocos de árvore, outras com entulhos e matos foram mostradas em fotos na sessão da Câmara segunda-feira (23), pelo vereador Juliano Carlos (Biju), com indicação ao chefe do Executivo para que a fiscalização de urbanismo notifique proprietários de imóveis com essas irregularidades. Contou que foi procurado por uma senhora que no final de semana sofreu queda e machucou-se, além de ter quebrado os óculos, quando aventurou-se passar por uma dessas calçadas.

Agruras
Mas o problema de calçadas irregulares em Paraíso não se restringe aos apontados pelo vereador Biju. Vão mais além, sendo verdadeiras armadilhas, pela irregularidade que apresentam. Mesmo quem pode se gabar de ter pés e pernas resistentes não raras vezes encontra dificuldade em caminhar por calçadas, cidade afora. Rebaixamentos e ressaltos principalmente para acesso a garagens, pisos inadequados, são colocados a bel prazer de quem constrói. Prática que vem de longa data, e parece não terá fim. Imagine, então, as agruras enfrentadas por idosos, pessoas com problemas de mobilidade, e senhoras conduzindo carrinhos de bebês.

Academias
O presidente da Câmara, José Luiz das Graças, solicitou ao prefeito Marcelo Morais que sejam instaladas academias ao ar livre e parque infantil com equipamentos adaptados para deficientes nos bairros Rosentina, Nascentes do Paraíso, Cidade Industrial, Morumbi, Alto Paraíso de vez que necessitam dessas áreas de lazer.

Fumacê
José Luiz comentou também sobre o problema da dengue, salientando que não se pode responsabilizar somente o Executivo municipal, porque cada cidadão tem a obrigação em deixar quintais limpos, sem entulhos. Mas solicitou a aquisição com urgência medidas para aquisição de produto para aplicação do fumacê para combater focos de dengue, e que seja na melhor metodologia que o município optar, seja com veículos ou bombas costais.

Acompanhamento
Sabemos que a Regional de Saúde pode disponibilizar a pedido do município, os equipamentos, e o produto que não carece de burocracia, pois Passos e Itaú fizeram uso na semana passada, disse José Luiz. Afirmou que não se pode esperar mais para utilização do fumacê nos bairros, ou quarteirões específicos onde focos estão mais intensos. Solicitou ainda da Comissão de Saúde da Câmara, o acompanhamento diário dos serviços de combate à dengue, bem como da estrutura do sistema operacional, e caso seja necessário, buscar medidas com maior eficácia no combate à dengue.

Enfrentamento
O presidente da Câmara diz da necessidade de se criar estrutura para, nos próximos anos enfrentar de forma mais dura e rígida, com aqueles que jogam lixo em local impróprio, que não cuidam de seus quintais, com os que descartam entulhos em locais inadequados, ou até mesmo aqueles que deixam automóveis e móveis abandonados, que são criadouros de mosquitos. Já solicitei fiscalização na rua para esta finalidade, para que todos sejam responsabilizados. Se for necessário que seja enviado projeto de lei para normatizar leis. Pessoas estão perdendo vidas e outras podem ter sequelas no futuro por ter contraído a doença. Não pode ficar como está, disse José Luiz.