FRIO INTENSO

Paraíso se prepara para ajudar necessitados durante o inverno

Instituições de caridade e órgãos públicos unem esforços para acolher pessoas em situação de rua e auxiliar os mais carentes no período de frio intenso
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 07-05-2023 10:33 | 1245
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social quando abordava pessoas em situação de rua e encaminhá-las ao Albergue Noturno
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social quando abordava pessoas em situação de rua e encaminhá-las ao Albergue Noturno Foto: Arquivo/Prefeitura Paraíso/Facebook

Apesar de as temperaturas ainda estarem amenas neste outono, a previsão é de que frentes frias comecem a atingir a região entre o final de maio e o início de junho, se intensificando até o início do inverno no próximo mês. Diante dessa situação, instituições de caridade e órgãos públicos de São Sebastião do Paraíso estão se mobilizando para ajudar e acolher pessoas carentes e em situação de rua durante os períodos mais frios, principalmente à noite.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ronaldo Carvalho, explica que o foco da pasta em tempos de frio extremo é o trabalho realizado com pessoas em situação de rua. “Esses indivíduos são abordados diariamente e oferecido acolhimento tanto no Albergue Noturno quanto na Chácara Pedacinho do Céu, que tem parceria com a prefeitura para acolhimentos destas pessoas”, destaca.

Carvalho ressalta, porém, que as pessoas em situação de rua não são obrigadas a ir para os locais de acolhimento, e essa decisão depende única e exclusivamente da vontade delas. O trabalho é realizado durante o dia e a noite. O secretário ainda esclarece que a Secretaria de Desenvolvimento Social não realiza doação de agasalhos diretamente para as pessoas. “Várias instituições ou grupos realizam anualmente campanhas de arrecadação de agasalhos e muitas nos procuram perguntando os locais que mais precisam. Nós passamos os locais que mais necessitam desses materiais.

E entre os locais que costumam receber roupas de frio, cobertores e outras peças semelhantes é o Albergue Noturno. Dinomar Campos do Amaral, ex-presidente e atual tesoureira da Associação Feminina Obreiras do Bem, entidade que administra o estabelecimento, afirma que o atendimento às pessoas em situação de rua durante o final do outono e todo o inverno deve aumentar em 50%. “O número de abrigados que nos procuram aumenta muito e contamos com o apoio da comunidade para conseguirmos ajudar a todos. Muitas pessoas e empresas fazem campanhas do agasalho e doam para nós. Todos os anos é assim e esperamos que neste não seja diferente”, acrescenta.

Além de um lugar confortável e seguro, os assistidos pelo albergue têm direito a banho, jantar, roupas, toalhas e calçados limpos, e um café da manhã no dia seguinte. “Trabalhamos muito para garantir o bem-estar e a proteção dessas pessoas mais vulneráveis durante os períodos de mais frio”, diz a membro da diretoria da associação feminina. Além do apoio da sociedade, as Obreiras do Bem recebem, através de um convênio firmado com a prefeitura em 2021, cerca de R$3 mil por mês, que são totalmente destinados à manutenção do albergue.