Lixo
O lixo do presídio de São Sebastião do Paraíso tem sido amontoado num terreno ao lado daquele local e incomodado moradores nas imediações, de vez que não são retirados com a devida frequência. E conforme explicam, a junção de restos de alimentos e outros detritos tem motivado o aparecimento de ratazanas, além de outros animais peçonhentos. Moradores reivindicam que o serviço de coleta encontre a maneira de solucionar o problema.
Suspeita
No outro lado da cidade, saída em direção a Ribeirão Preto, moradores no Portal dos Ipês têm se deparado constantemente com cobras. A esta coluna um deles explicou que apareceram seis em sua residência em pequeno espaço de tempo. Mato alto é o que não falta. Alguns casos de dengue foram registrados naquele bairro. E há quem levante a possibilidade de uma área utilizada pela Prefeitura como depósito, ser criadouro de mosquitos transmissores.
Desgastante
A prática adotada na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso de agendar audiência pública, para uma mesma data prevista para sessões ordinárias, em horários próximos, quase uma sequência, não é medida acertada. Torna-se enfadonha, cansativa, desgastante. E no arremate ainda causa insatisfações dentre os próprios “nobres companheiros”, como ocorreu nesta segunda-feira (8).
Peixes
Peixes da espécie cascudo há alguns dias têm sido encontrados mortos e são recolhidos na Lagoinha por funcionários municipais. A causa ainda não foi identificada. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, em torno de mil e duzentos lambaris foram soltos na lagoa recentemente, e aparentemente estão se adaptando bem. A causa a gente ainda não descobriu, mas está afetando somente os cascudos, disse o secretário, ao explicar que em breve será feita análise de água.
Energia elétrica
No dia 11 de maio de 1910, portanto há 113 anos, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso celebrou convênio com a Companhia Siqueira Meirelles para o fornecimento de energia elétrica para a cidade. O tempo passou, e atualmente está se procedendo a substituição da iluminação de vias públicas em Paraíso por lâmpadas de Led que tem dado novo aspecto à cidade, com contornos de modernidade. A mudança é gradativa e irá contemplar toda a área urbana. São mais econômicas e afirma-se que não atraem insetos.
Cães e gatos
Começaram, nesta terça-feira (9/5), as inscrições do Programa Estadual de Resgate de Animais Domésticos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para dar apoio a municípios nas ações de resgate de cães e gatos em Minas, em situação de maus-tratos e abandono. No primeiro edital lançado do programa, serão selecionadas seis cidades de Minas para receber, cada uma, R$ 117,4 mil, destinados à aquisição de veículo automotivo. Os interessados têm até 25/5 para se inscreverem e, de acordo com o edital, somente podem participar municípios com até 200 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Avaliação
Entre os critérios de seleção, serão bem avaliados aqueles que realizarem atendimento médico-veterinário aos animais de rua, da população carente ou tutelados por ONGs e protetores; possuir local próprio para acolhimento dos animais resgatados, em condições adequadas de acomodação e cuidados, ou possuir parcerias com entidades ou lares temporários aptos a receber os animais resgatados; entre outros.
e-mail falso
Candidatos aprovados no concurso do INSS 2022 estão recebendo e-mail falso de convocação para realizarem cadastro em uma plataforma. Quem assina a mensagem enganosa é a Gerência Executiva de Recursos Humanos Concursos, Entrevistas e Contratações do INSS e o remetente é inss@ cebraspe.site. Importante alertar a gerência citada não existe e que o e-mail remetente não pertence nem ao INSS nem ao Cebraspe. Os aprovados que receberem este ou outro e-mail, ou mesmo contato via aplicativos de mensagem, pedindo informações pessoais, não devem realizar qualquer tipo de cadastro nem fornecer seus dados pessoais.