CURTAS EDIÇÃO 2711

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-05-2023 00:30 | 448
Foto: Arquivo

De butuca
Alguns casos de dengue foram anotados no Residencial Portal dos Ipês, em Paraíso. Uma enorme área utilizada como depósito de materiais, na esquina da rua Gastão Siqueira Vilela com José Osias de Silos tem chamado a atenção de moradores por ser propenso à propagação de mosquitos transmissores da doença. Tem tudo que normalmente a Vigilância aponta como “prato cheio” para depósito de larvas e procriação do aedes. Pneu velho, tambores e outros recipientes sem tampa. Questionado, o setor de fiscalização garante que passa por lá periodicamente pra dar uma espiada.

Repararam
Dia desses o “JS” atendendo solicitação de usuários alertou que duas passarelas sobre a MGC 491 interligando o Jardim Planalto e Ouro Verde ao Alto Bela Vista estava verdadeiros breus, de tão escuras. Lâmpadas estavam queimadas, e principalmente senhoras, com receio, não as utilizavam. Providências foram tomadas e a situação mudou. A iluminação foi restabelecida.

Placa
Por falar em passarela, há algum tempo foi retirada a placa que havia com a denominação de “Passarela Padre Geraldo Rezende”, sobre a rodovia MGC 491 acesso entre a Vila São Pedro e bairros João XXII e São Francisco. Padre Geraldo foi pároco na Igreja de Nossa Senhora da Abadia por alguns anos, e recebeu essa justa homenagem. A placa que sumiu não se sabe porquê, já deveria ter sido recolocada,

Mordido
Leitor veio à nossa redação e explicou que está usando vacina antirrábica porque um cão lhe mordeu. Ficou sabendo que em Paraíso, em média, duas pessoas também são mordias por cães ou gatos, por dia. Observa que tem aumentado o número de cães em logradouros públicos, e até no interior de praças esportivas, citando como exemplo o Estádio Irmãos Capatti, conhecido como “Campão”.

Aleluia
Até que enfim, o DER-MG nesta semana iniciou obra de recuperação do talude na MGC 491 km 7 no município de São Sebastião do Paraíso, sentido Monte Santo de Minas, que se rompeu no início de fevereiro. O trânsito passou fluir precariamente naquele trecho, sendo utilizada metade da pista e o acostamento, sem nenhuma restrição para veículos pesados. A previsão é que a obra será concluída no máximo em 60 dias.

Pesca
O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Diretoria de Proteção à Fauna, passou a disponibilizar, desde quinta-feira (11), nova facilidade para o cidadão que pretende obter a carteira de pesca amadora. O MG Pesca, serviço disponível no Portal de Serviços do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o EcoSistemas, substitui o atual cadastro de pesca amadora, o CADPesca. A emissão da Carteira de Pesca Amadora já era um processo realizado totalmente on-line, e agora passa a ser realizado de forma mais eficiente no Portal Ecossistemas.

Nota Histórica
No dia 13 de maio de 1988, exatos 135 anos, notícia publicada no periódico “A Verdade”, de Itajubá tratou sobre a Festa da Liberdade, realizada em São Sebastião do Paraíso, em comemoração ao fim oficial da escravidão no Brasil. “Houve missa cantada e Te-Deum pelo cônego Thomaz de Affonseca e Silva, vigário da paróquia. Depois houve passeio pelas ruas da cidade com a presença de aproximadamente duas mil pessoas, precedidas de banda de música. Em diferentes pontos houve pausas para discursos. Festejos terminaram na porta da matriz, quando falou o médico Dr. Placidino Brigagão, expressando valores e virtudes da grande comunidade africana que estava conquistando a liberdade”. (Extraído de Efemérides Paraisen-ses)