PORTA DOS IPÊS

Moradores reclamam de lotes vagos com muito mato no Residencial Portal dos Ipês

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 13-05-2023 03:43 | 2082
Moradores do Residencial Portal dos Ipês, reclamam e denunciam a existência de inúmeros lotes  vagos sujos de matos e com luminárias, tambores sem tampa e pneu velho expostos ao ar livre
Moradores do Residencial Portal dos Ipês, reclamam e denunciam a existência de inúmeros lotes vagos sujos de matos e com luminárias, tambores sem tampa e pneu velho expostos ao ar livre Foto: Tadeuzinho

Moradores no Residencial Portal dos Ipês, em São Sebastião do Paraíso, preocupados com o grande número de casos confirmados e prováveis de dengue no Município, inclusive alguns naquele bairro, procuraram o Jornal do Sudoeste para denunciarem a existência de vários lotes vagos repletos de matos no referido bairro. Por este motivo fomos àquele local, constatando que os denunciantes estão cobertos de razão.

Presenciamos inúmeros lotes com enormes matagais que podem sim se tornar, e até haver focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue para o ser humano. Na divisa do Jardim São Geraldo com o Residencial Portal dos Ipês, esquina das Ruas José Osias de Sillos, com a Rua Gastão Siqueira Vilela, há um enorme terreno que está sendo utilizado para depósito de materiais elétricos de uma empresa que presta serviços para a Cemig. Neste referido lote estão depositados inúmeros protetores com luminárias utilizadas em vias públicas, vários tambores de plástico sem tampa e pneu velho, todos expostos ao ar livre, e que podem sim acumular água de chuva e ser um criadouro do mosquito transmissor da dengue e outras pestes. 

No Residencial Portal dos Ipês tem casos confirmados de dengue. Moradores, entre eles pessoas infectadas, pedem  para que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária e Zoonoses, mandem seus agentes notificar urgentemente proprietários ou responsáveis destes lotes vagos, sujos de matos e também no lote onde há tambores de plásticos vazios sem tampa, luminárias e pneu velho, todos ao ar livre, para que cuidem bem da limpeza e higiene  destes imóveis.  Realmente estes lotes podem se tornar ou já ser um foco criadouro do mosquito e podem afetar não só os moradores do Residencial Portal dos Ipês, Jardim São Geraldo, Vale D’ouro  e até mesmo funcionários públicos que trabalham na Secretaria Municipal de Obras, onde fica também o Pátio da Prefeitura, bem de frente ao Portal dos Ipês e Jardim São Geraldo.  

Não é à toa que infelizmente a nossa querida e bela Cidade dos Ipês está classificada entre os maiores casos confirmados e prováveis de números de pessoas contaminadas por dengue da Região Sudoeste e do Sul de Minas Gerais.

Grande parte da população tem também colaborado e é responsável pelo enorme número de casos de dengue em Paraíso, e as autoridades responsáveis pela saúde, limpeza e fiscalização a esta causa, terão que ser firmes e impiedosas para punir veementemente os infratores.

PREFEITURA RESPONDE
Quanto à reclamação sobre matagal em lotes vagos, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura enviou a seguinte nota ao Jornal do Sudoeste:

“A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância Sanitária, informa que no bairro Portal dos Ipês foram registrados 11 protocolos pertinentes a lotes sujos, sendo que oito já foram atendidos, dois proprietários ainda estão no prazo para fazerem a limpeza e um está aguardando fiscalização.

Já em relação ao bairro São Geraldo não existe nenhum protocolou de reclamação pertinente a lote vago com mato”.

“É importante que o cidadão faça a reclamação junto ao setor para que se possam ser organizadas as demandas conforme as solicitações. A reclamação pode ser pessoalmente na Vigilância em Saúde, à rua Tiradentes, 1011, Centro, por meio do e-mail vigilancia.saude @ssparaiso. mg.gov.br ou ainda pela ouvi-doria: www.eouve.com.br. Reforçamos que o registro é fundamental para que as demandas possam ser organizadas e atendidas. A Prefeitura informa ainda que, em relação a reclamação sobre dengue do enderenço mencionado, os agentes fazem visitas periódicas ao local e não há focos da doença naquele endereço. Ainda sim, qualquer dúvida ou reclamação, o contato pode ser feito através do telefone 3539-1040 ou pelo e-Ouve”.

Moradores do Residencial Portal dos Ipês, reclamam e denunciam a existência de inúmeros lotes  vagos sujos de matos e com luminárias, tambores sem tampa e pneu velho expostos ao ar livre