MORTES DENGUE

Duas mortes por dengue são confirmadas em Paraíso

Vítimas são duas mulheres, de 38 e 77 anos de idade. Prefeitura diz não que não informa data dos óbitos por respeito aos familiares
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 17-05-2023 17:56 | 2789
Mosquito Aedes Aegypti
Mosquito Aedes Aegypti Foto: Divulgação/SES

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou mais duas mortes por dengue em São Sebastião do Paraíso, que agora tem três óbitos registrados pela doença. A prefeitura explica que os casos confirmados e divulgados pelo Estado são referentes a dois que estavam em investigação.

Segundo informações da Vigilância em Saúde, as vítimas são duas mulheres, de 38 e 77 anos de idade. Em nota enviada à reportagem do Jornal do Sudoeste por meio da Secretaria de Comunicação, a prefeitura declara que não divulgará a data dos óbitos para preservar as famílias das falecidas. No início do ano, um menino de seis meses de idade morreu em decorrência de dengue hemorrágica.

Questionada sobre a existência de outros óbitos suspeitos que ainda aguardam resultado, a prefeitura declara que, por meio da Vigilância em Saúde, informa que todos os óbitos suspeitos de dengue são encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para investigação. Entretanto, o a Administração não informa o número de possíveis casos fatais no município. "A Vigilância em Saúde continuará realizando um trabalho detalhado de investigação de cada caso, pautado pelo respeito às famílias", completa a nota.

Apesar da confirmação de mais dois óbitos, Paraíso continua registrando quedas nos números de casos prováveis de dengue semana após semana. Entre os dias 7 e 13 de maio, 386 pessoas com sintomas semelhantes da doença procuraram o sistema de saúde para receber atendimento médico. Na semana anterior, entre os dias 29 de abril a 6 de maio, foram 420 notificações, e de 23 a 29 de abril, 528.

Desde o dia 1º de janeiro, o município registrou 6.289 casos prováveis, sendo 2331 positivos e 960 negativos. Duas mil e dezenove pessoas aguardam resultados ou agendamento de exames e 979 faltaram ou se recusaram a coletar sangue para o teste laboratorial.