OPINIÃO

Os métodos autocompositivos e a advocacia moderna

Por: . | Categoria: Cidades | 17-05-2023 00:11 | 308
Foto: Arquivo

Fernando Neves*

Atualmente, a advocacia moderna enfrenta diversos desafios que exigem dos profissionais do direito habilidades cada vez mais sofisticadas. Dentre esses desafios, podemos destacar a sobrecarga de processos judiciais, a necessidade de agilidade e eficiência na resolução de conflitos, bem como a importância da inovação e da criatividade para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse contexto, os métodos autocompositivos surgem como uma ferramenta valiosa para a advocacia moderna. Esses métodos, que incluem a mediação, conciliação e arbitragem, buscam a resolução de conflitos por meio da negociação entre as partes, sem a necessidade de envolvimento do Poder Judiciário.

A utilização desses métodos pode trazer diversas vantagens, tanto para os clientes, quanto para os advogados, pois auxilia na redução de custos e confere mais celeridade, por evitar a tramitação de um processo judicial.

Dessa forma, pelos métodos autocompositivos reduzirem significativamente o tempo e os custos envolvidos na resolução de um conflito, esta ferramenta tem sido muito buscada por empresas que precisam resolver litígios de forma rápida e eficiente.

Deve-se destacar que as partes também têm maior controle sobre o resultado, já que são elas mesmas que participam da negociação e tomam as decisões a respeito do conflito. Isso torna os métodos autocompositivos vantajosos em casos que envolvem questões sensíveis ou complexas, tanto para o ambiente empresarial, quanto para as relações pessoais. Isso porque a construção de um acordo mutuamente satisfatório, construído por todos, permite preservar, muitas das vezes, a relação entre as partes.

Os métodos autocompositivos permitem também que as partes busquem soluções criativas e inovadoras para resolver conflitos, o que pode resultar em acordos mais satisfatórios do que aqueles que seriam obtidos por meio de uma decisão judicial.

Por isso, surgem como uma força auxiliar na advocacia moderna, proporcionando aos advogados e seus clientes uma opção mais ágil, eficiente e criativa para solucionar demandas. A utilização desses métodos pode trazer diversos benefícios para todos os envolvidos e é uma tendência que deve ser cada vez mais explorada na atuação dos profissionais do direito.
*Analista de Relações Institucionais, graduado em Direito, especialista em Gestão & Negócios
(Hoje em Dia 13/05/2023).