Entrevistado
O ex-prefeito Mauro Zanin que tem se dedicado a consultorias de projetos de grandes empresas no país, foi o convidado do Podcast Fala Comigo BB, quinta-feira (18), apresentado por Patrícia Duarte e Alexandre Burk. Zanin comentou de suas atividades após os doze anos na vida pública como secretário municipal de Educação, depois no Planejamento e Gestão e de dois mandatos como prefeito.
Dois lados
Questionado por não mais ter se candidatado e estar fora da política paraisense e se não sentia saudades, respondeu que cada um tem uma missão, uma vocação. “Sinto que tenho um certo vínculo, e o que faço hoje não é tão distante. Tem gestão pública e programas voltados para fortalecimento de educação pública. Isso faz parte de minha vida ainda hoje. Não é política eleitoral, é gestão pública. Houve sim um afastamento para eu cuidar de minha vida, meus negócios, minha família. Mas ainda piso nos dois lados”, disse, referindo-se à atividade privada e política. Deixou claro que poderá participar de processo eleitoral.
Trabalho preventivo
A importância de se fazer um trabalho preventivo no sentido de se salvar vidas, ficou clara na sessão da Câmara de Paraíso, segunda (15), com a presença do cabo Raul Lincoln Pires Oliveira Netto, do Corpo de Bombeiros. A convite do vereador Juliano Carlos (Biju), que com olhos do ocorrido no ano passado solicitou seja dada atenção especial em se fazer aceiros em áreas institucionais. No ensejo, cabo Raul comentou que servidoras da Educação salvaram uma criança de seis anos que se engasgou com lanche.
Primeiros socorros
Cabo Raul lembrou do trabalho feito nas escolas onde foi incrementado projeto de prevenção a incêndios e no treinamento de servidoras do setor, de modo que estejam preparadas para situações emergenciais, com base na chamada Lei Lucas, lei federal que versa sobre primeiros socorros em escolas. Em Paraíso a vereadora Cidinha Cerize apresentou projeto de lei, modelo semelhante à Lei Lucas, e posteriormente Biju, solicitou o efetivo cumprimento, que se colocasse a Lei Lucas em prática. O bombeiro prestou conta de ações desenvolvidas pela corporação e comentou sobre o planejamento de prevenção de queimadas, para este ano.
Confirmados
Duas mortes tendo como causa a dengue, casos que estavam sendo investigados, foram confirmadas em São Sebastião do Paraíso pela Secretaria de Estado de Saúde. As vítimas são duas mulheres com idades de 38 e 77 anos. Desde janeiro deste ano é o terceiro caso. Informação que chegou para esta coluna alerta que pelo menos mais três casos poderão entrar para a triste estatística. O indicativo é que gradativamente os casos de contaminações estão diminuindo, mas todo o cuidado é pouco.
Fedentina
Moradores no bairro João XXIII e adjacentes conforme postagens feitas em redes sociais e contatos com vereadores, alertam que o mau cheiro voltou a ser exalado do Córrego Matadouro que passa bem próximo ao bairro. Em fevereiro deste ano a Polícia Civil realizou operação de combate ao crime de poluição ambiental, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de técnicos da Copasa, e cumpriu mandado de busca e apreensão. Para averiguar efluentes poluídos por descartes, sendo constatado que o nível do metal cromo estava acima do permitido pelas normas. As reclamações haviam cessado, mas a queixa é que a fedentina está de volta.
Mutirão
Nesse sábado, 20 de maio, acontece do distrito de Guardinha o mutirão de limpeza, mas a equipe do Combate à Dengue se antecipou e ontem já estava no local realizando um trabalho na luta contra o Aedes. A equipe de Zoonoses esteve na Escola Municipal Francisco Daniel conversando com os alunos e mostrando a importância em combater o transmissor da doença. Além disso, os agentes de endemias visitaram todos os imóveis eliminando depósitos e orientando os moradores sobre não deixar nenhum tipo de água parada.
Memória paraisense
Neste sábado, 20 de maio, completam-se 90 anos da morte de Isbella Alves da Silva, a Noca, vítima de feminicídio. Natural de Cássia, residia em São Sebastião do Paraíso e estava com 22 anos. Capelinha em sua memoria foi erguida próximo ao local do crime, às margens da estrada que dá acesso ao Condomínio Cachoeira, também para o bairro Antinha, e São Tomás de Aquino.