PREMIAÇÃO

Detentores de Cultura Afromineiras poderão participar de edital e receber premiação

Por: . | Categoria: Cidades | 24-05-2023 00:01 | 158
Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais lançou na última semana o edital FEC 01/2023. Numa valorização das tradições de matriz africana o Fundo Estadual de Cultura divulga o edital a fim de propiciar a salvaguarda, circulação, valorização ou fortalecimento da identidade, da imagem, da história, da tradição ou das expressões das diversas referências de matriz africana e negras existentes no Estado de Minas Gerais.

A partir da apresentação e aprovação de um projeto segundo os termos do edital, os participantes serão premiados e deverão colocar em prática seus projetos. O período de inscrições vai de 26 de maio a 26 de junho de 2023.

Ao todo serão distribuídas 120 premiações sendo 80 prêmios com valor de R$ 30.000,00 relacionados à categoria 1: celebrações, festividades, festas populares, circulação de grupos e coletivos, ações de fortalecimento em rede e 40 prêmios no valor de R$ 15.000,00 na categoria 2: destinados a ações formativas, oficinas, roda de conversas, e ações que visem a transmissão de conhecimento das diversas referências populares e tradicionais de matriz africana e negra.

Para participar do edital as pessoas devem ser detentoras ou Mestras e Mestres de referências culturais afro mineiras, ser domiciliada no estado de Minas Gerais, ser maior de 18 anos, possuir experiência na realização de atividades culturais há mais de um ano e ser diretamente responsáveis pela execução do seu projeto.

As Mestras ou Mestres de cultura são pessoas físicas, de grande experiência e conhecimento dos saberes, fazeres e expressões culturais populares e tradicionais, reconhecidos pela comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade desempenhada e dotada da capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais. Já os detentores dos bens imateriais são aquelas pessoas que integram comunidades, grupos, segmentos e coletividades que possuem relação direta com a dinâmica de produção e reprodução de determinado bem cultural afromineiro. Os detentores possuem conhecimentos específicos sobre esses bens culturais e são os principais responsáveis pela sua transmissão para as futuras gerações, pela continuidade da prática e dos valores simbólicos a ela associados ao longo do tempo.

São Sebastião do Paraíso possui um amplo potencial para Mestras, Mestres e detentores pleitearem o edital visto que uma das maiores festas paraisense é realizada pelos Ternos de Congo e Moçambique — celebração essa protegida pelo Patrimônio Histórico e Cultural municipal. Além dos congadeiros, podem se inscrever também uma diversidade de pessoas que dominam práticas afrodescendentes relacionadas à culinária, capoeira, samba, casas religiosas, entre outras. O edital completo está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult).
(Secom Pref. SSP)