Na manhã de sábado, 27, ocorreu um simulado de acidente de trânsito com múltiplas vítimas na Praça Comendador José Honório (Praça da Matriz), no centro de São Sebastião do Paraíso. O evento fez parte da Campanha Maio Amarelo e contou com a participação de profissionais das forças de segurança e da saúde.
A simulação teve início quando um condutor alcoolizado, em alta velocidade, perdeu o controle de seu automóvel e colidiu com uma motocicleta que transportava dois ocupantes. Em seguida, o veículo atropelou quatro pessoas que estavam na faixa de pedestre, somente parando após atingir a traseira de um segundo automóvel, o que provocou a ejeção de um passageiro. O acidente simulado resultou em um total de nove vítimas, incluindo feridos no solo, presos nas ferragens e mortos.
O objetivo do simulado foi alertar e sensibilizar a população sobre os altos índices de feridos e mortes no trânsito. Além disso, a ação teve como propósito aprimorar a capacidade de resposta conjunta das equipes envolvidas em acidentes com múltiplas vítimas, desde a triagem e atendimento até o transporte e recebimento dos pacientes nas Unidades de Saúde. Durante a demonstração, os bombeiros também realizaram o combate a incêndio em um dos veículos acidentados, e ao final, o público pôde presenciar como são realizados os trabalhos de perícia pela Polícia Civil.
A apresentação contou com a participação de cerca de 80 pessoas, incluindo profissionais de Segurança Pública e da Saúde, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Unidade de Pronto Atendimento, Santa Casa de Misericórdia, Unimed e estudantes de medicina e enfermagem, que auxiliaram e serviram como "atores" na cena simulada.
A programação do "Maio Amarelo 2023" ocorreu entre os dias 24 e 27e incluiu uma série de eventos. Nos três primeiros dias, foram realizados debates e palestras no auditório da sede administrativa da Unimed, culminando com o simulado na Praça da Matriz. A iniciativa visa contribuir para a redução dos índices de acidentes e salvar vidas.