Ofícios
O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças, disse que juntamente com os vereador Lisandro Monteiro e o prefeito Marcelo Morais, quando ainda vereador, muitas vezes constataram córregos poluídos no município paraisen-se. Fiz várias denúncias, mas infelizmente foram arquivadas. Mas a situação que está aí (referindo-se ao córrego nas imediações dos bairros João XXIII e São Francisco), é minha obrigação, meu dever encaminhar novas denúncias a departamentos que acredito sejam responsáveis pela fiscalização. O odor é insuportável, disse José Luiz, ao apresentar vídeo gravado semana passada.
Furtos
Ano passado, cafeicultores no município de São Sebastião do Paraíso padeceram com seguidos furtos, em diferentes regiões. Ladrões entravam lavoura afora, derrubando cafés no porrete, ou usando de outras artimanhas. O mesmo ocorreu em municípios vizinhos, o que ocasionou consideráveis prejuízos aos produtores. Na semana passada registrou-se furto em um sítio a pouco mais de cinco quilômetros do bairro São Judas, em direção a São Tomás de Aquino.
Cursos
O presidente da Câmara relatou sobre sua ida a Pouso Alegre onde encontroou-se com deputados e lhes solicitou a implantação de uma sede do IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), instituição que oferece educação básica, profissional e superior. Salientou que há alguns anos cursos do IFSULDEMINAS tem sido ministrados em Paraíso, cidade onde há demanda para esses cursos, e número de habitantes de acordo com as exigências para a implantação de uma sede.
Reserva
O prefeito Marcelo Morais disse que mesmo com a queda de receita vinda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também em relação à quota que retorna ao município sobre ICMS, ele está esperançoso em conseguir “ajustar as contas públicas”, do jeito que gostaria. Explicou ter recursos para quitar “dívida flutuante” no valor de R$ 5 milhões e 100 mil, mas irá controlar o fluxo de caixa, para ter uma reserva para despesas emergenciais. Citou como exemplo que gastava 1.500 ampolas de 500 ml de soro na UPA, e com o surto de dengue passou gastar cinco mil. Tenho que ter “reserva de contingência”, disse.
Revogam doações
Começaram tramitar na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso nesta semana, 39 novos projetos de lei que revogam a doação ou concessão de imóveis de propriedade do Município. As propostas invalidam as leis municipais que cederam esses imóveis a empresas e particulares. Dessa forma, os imóveis retornam ao Município. A análise individual de cada caso, em vez da revogação conjunta das leis, foi uma demanda apresentada durante audiência pública, o que motivou a apresentação dos novos projetos pelo Executivo Municipal. O nome das empresas, objeto desses projetos, consta em redes sociais da Câmara.
Retificação
Donos de veículos que precisarem de reclassificação de danos e retificação de boletim de ocorrência já podem solicitar esses serviços pelo site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Quando um veículo se envolve em acidente, o agente de trânsito preenche relatório de avarias durante o boletim, quando possível com imagens do veículo. Automaticamente o sistema recebe comunicação e faz a classificação. Se for de grande monta, der perda total, não poderá mais circular e deve ser baixado. A reclassificação ocorre quando o proprietário discorda das informações registradas.
Geração de empregos
De acordo com dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Minas Gerais registrou, pelo quarto mês consecutivo, saldo positivo na geração de empregos formais. Foram 27.438 empregos gerados em abril de 2023, resultado de 213.890 admissões e 186.452 desligamentos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31/5) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.Houve um aumento na geração de empregos, com 6.243 postos de trabalho a mais que o mesmo período do ano anterior, que registrou o saldo de 21.195 empregos formais.
Memória Paraisense
No dia 2 de junho de 1979, portanto há 44 anos, foi fundado o Clube das Acácias Fraternidade Universal, composto por um grupo de senhoras, esposas de maçons da Loja Maçônica Fraternidade Universal que neste mês completa 125 anos de fundação. A primeira presidente do Clube das Acácias foi a senhora Maria Campolongo Belluzzo (Dona Quinha). A atual presidente é Natália Maria de Sousa Oliveira Ladeira. O venerável da Loja Maçônica Fraternidade Universal é Henrique Carvalhais Teixeira.