Recontagem
E a pergunta continua: qual o número de habitantes do município de São Sebastião do Paraíso? Pelo silêncio prolongado do IBGE, pode-se deduzir que o número que irá apresentar ficará muito aquém do esperado. Está com cisma. Essa demora tem também possíveis implicações nas verbas recebidas, porque o Fundo de Participação dos Municípios é calculado com base em percentuais da população de cada um. Convém já deixar alinhavado o pedido de recontagem.
Pegaram o gancho
Estelionatários não dormem de botas, estão sempre prontos para aplicar golpes. E já se tem notícia que espertalhões pegaram gancho na fala de vereador comentando sobre casas populares, e já estão levantando dinheiro às custas de pessoas desavisadas. Aliás desavisadas não é o melhor termo, quando se sabe que normalmente há um processo de divulgação pela própria Prefeitura, e para se inscrever candidatando-se a uma moradia popular, via de regra não há taxa a ser paga.
Golpes
No entanto, algumas pessoas afirmam que foram procuradas por pessoas propondo “adiantar as inscrições” para casas populares e chegam pedir dinheiro como se fosse uma “entrada”. E algumas já caíram no conto do vigário. Pelo andar da carruagem tem tudo para virar caso de polícia.
Irá vetar
Questionado sobre o assunto o prefeito Marcelo Morais disse que “tem visto movimento de alguns vereadores falando sobre casas populares, e o Senado aprovou a medida provisória do Programa Minha Casa Minha Vida. “Já pedi para minha equipe deixar a documentação toda pronta, e a Caixa tem dado suporte também para ser providenciados documentos. Se sair algum recurso federal, acreditamos que Paraíso será contemplada porque estamos deixando tudo em dia, disse o prefeito. Mas referindo-se à fala do presidente da Câmara (não mencionou o nome dele), que sugeriu colocar verba para essa finalidade no orçamento municipal para 2024, ele irá vetar.
Não há recurso
Marcelo salienta ser “impossível” para o município destinar recursos para construir casas populares. “Tendo programa do Governo Federal para esta finalidade vamos correr atrás, só que não crio expectativa no cidadão. Uma coisa que as pessoas gostariam de ter é casa própria. Então como vou criar expectativa se não há certeza em trazer recursos. Tenho audiência em Brasília semana que vem, vou correr atrás, e fazer o que estiver ao nosso alcance. Agora recurso público municipal para casas populares, não temos”, disse.
Alertou
Produtor rural postou na manhã de sexta-feira em rede social um alerta. Disse que foi inter-ceptado por volta das 19 horas na noite anterior por pelo menos quatro homens encapuzados, fortemente armados, e atiraram contra ele. “Pararam na frente, e acelerei o carro. Vocês tomem cuidado porque estão roubando café. Andar à noite está um perigo. Acertaram meu carro com tiros de calibres 12 e 38”, disse.
Louvado seja
Felizmente, conforme registros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso foi registrado o menor número de prováveis casos de dengue no município em 2023 na última semana epidemiológica. Entre os dias 4 e 10 de junho, apenas 37 pessoas procuraram o serviço de saúde com sintomas semelhantes aos da doença. É a oitava semana consecutiva que se registra quedas nas notificações.
MEMÓRIA PARAISENSE
Nesta segunda-feira dia 19 de junho completam-se 90 anos da inauguração da Vila Vicentina pela Sociedade São Vicente de Paulo de São Sebastião do Paraíso, projeto de assistência social que consistiu na construção de casas populares para famílias carentes na parte dos fundos do terreno ao lado da Santa Casa de Misericórdia, atual Asilo São Vicente de Paulo. Poucos meses antes, uma comissão estava reorganizando a Conferência Vicentina, fundada em 18 de outubro de 1914.