Universitários
Estudantes universitários reivindicaram, da Tribuna, na Câmara Municipal, apoio no transporte para instituições de ensino da região durante audiência pública na terça-feira (13/6). Eles representam a Associação dos Estudantes Paraisenses (AEP), que conta hoje com 336 associados que deslocam diariamente de Paraíso para Franca, Batatais e Passos. O presidente da AEP e estudante de Direito na Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, em Passos, Ryan Chaves, ressaltou que a associação é administrada pelos próprios estudantes e relatou as dificuldades enfrentadas.
Ajuda
“Temos extrema dificuldade financeira para fazer trajeto para o sonho da formação profissional. Hoje, nossos associados pagam mais de 30% de um salário mínimo, chegando às vezes a 40%, para fazer apenas o uso do transporte para se deslocar até a sua universidade em outra cidade. Não estamos pedindo transporte de graça, como acontece em outras cidades, por exemplo. Pedimos, simplesmente, uma ajuda, seja combustível, ajuda com dinheiro, cessão de equipamentos, funcionário, ônibus, o que for”, disse Chaves.
Mutirão
Sábado, 17 de junho, foi realizado o mutirão de limpeza para o combate à dengue nos bairros Vila Operária, Vila Lobato e Nossa Senhora Aparecida. Foram recolhidos 7 caminhões de lixo, entre pneus, televisões, colchões e materiais que poderiam acumular água contribuindo para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. De acordo com o coordenador do Controle de Zoonoses, Luci-ano Santana da Mata, a ação teve como objetivo diminuir o número de casos e dar o descarte correto a lixos eletrônicos, pois mesmo na época mais fria do é muito importante continuar o combate à doença.
Leite materno
A implantação de programa de incentivo a doação de leite materno no município paraisense foi proposta pelo vereador Toninho Picirilo, a ser comemorado em todo mês de maio em alusão ao Dia das Mães. “Quem doa leite materno doa vida”, salienta o vereador. Ele propõe que o programa seja implantado através de parcerias com órgãos públicos, bem como estaduais, federais e empresas privadas. O objetivo do projeto que começou tramitar na Câmara, é incentivar a doação de leite materno no município.
Alerta
A direção da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso faz um alerta a comerciantes do município e região. Esclarece que a Santa Casa não autoriza terceiros buscarem patrocínio ou venda de espaço publicitário (relógios, lixeiras, etc), em nome daquela instituição. Caso tenham alguma dúvida, ou visto algum conteúdo suspeito, solicita que entrem em contato com a Santa Casa através do setor Relações Institucionais pelo WhatsApp 3539-1326 ou pelo e-mail contato@santacasassp.com.br ou denuncie.
Indicação
Vereador Pedro Delfante indicou ao prefeito Marcelo Morais tomar “medidas urgentes” através da Secretaria Municipal de Ação Social, Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar, quanto a andarilhos na Praça Olegário Maciel, conhecida como Praça da Estação. Conforme explica, é comum principalmente em finais de tarde, o acúmulo de pessoas ao redor de uma barraca onde precariamente mora um senhor. A situação segundo moradores está cada vez mais crítica. Ainda de acordo o vereador, moradores denunciam o uso de drogas, No último domingo um aposentado disse ter sido ameaçado com um canivete.
“Insustentável”
Delfante disse que esteve com o secretário Ronaldo Carvalho, de Ação Social, que lhe explicou que em torno do senhor que reside na barraca na Praça Olegário Maciel existe “uma rede de segurança”. Temos unir forças e resolver aquele problema de vez. Hoje em dia, cidadão de bem não está podendo frequentar a praça, e já se nota que a situação está ficando insustentável, prejudicando comerciantes no entorno. Não se pode mais uma situação daquela, assim como na Praça da Saudade e outros locais, afirmou o vereador.
Prorrogação
O presidente em exercício Geraldo Alckmin disse, nesta terça-feira (20), que não há uma decisão definitiva do governo sobre a prorrogação do programa de compra de veículos com desconto. Para ele, a medida foi um sucesso. O programa para a renovação da frota será custeado por meio de créditos tributários, descontos concedidos pelo governo às montadoras no pagamento de tributos futuros. De acordo com balanço divulgado ontem (19), 65% dos recursos destinados para descontos em carros já foram utilizados
Memória Paraisense
Em 20 de junho de 1994, portanto há 29 anos, foi fundada pelas professoras Edyna Maldi Borges e Kátia Helena Mumic, a Oficina d eArtes Cênicas Sebastião Furlan. Homenageando o grande e saudoso professor, ator e teatrólogo, que também dá nome ao Teatro Municipal. A Oficina formou centenas de atores, adaptou, com sucesso, inúmeras peças clássicas e também apresentou textos autorais. (Extraído do Livro Efemérides Paraisenses)