CURTAS

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-07-2023 02:31 | 1444
Foto: Arquivo

Fragilidade
Imagens captadas por câmeras de segurança, divulgadas quinta-feira, mostram dois suspeitos de terem arrombado unidade de saúde na área central de São Sebastião do Paraíso, conhecida como Posto de Puericultura, de madrugada, de onde foram furtados computadores e outros equipamen-tos, além de terem praticado vandalismo, até defecando naquele local. Mais uma vez vem à tona questionamentos sobre insegurança pública, onde se percebe falhas por parte de órgãos encarre-gados de garantir a ordem. Muito mais frágil que se imaginava.

Vai contestar
O IBGE que já havia ensaiado à época em que concluiu o censo, anunciar o número atribuído ao número de habitantes em São Sebastião do Paraíso, quarta-feira, dia 28, anunciou a pérola hilariante, dando conta que a população no município paraisense é de 71.796 pessoas. Conforme havia adiantado a esta coluna, o prefeito Marcelo Morais confirmou que irá contestar judicialmente, propondo a recontagem. Com base em alguns argumentos, é voz corrente que no mínimo a população está na casa dos 80 mil habitantes.

Desencontros
Dia desses alguém comparou que no IBGE, “a vaca parece não conhecer o próprio bezerro”, o que gera desconfiança. Em dezembro do ano passado, o IBGE calculou que o Brasil tinha 207,8 milhões de habitantes e, em 2021, estimou o total em 213,3 milhões. No entanto, o Censo Demográfico 2022/2023 mostrou que a população brasileira atual é de 203 milhões, 62 mil e 512 pessoas, com base na data de referência, 31 de julho de 2022. Tem base?

Catraca-livre
O presidente da Câmara José Luiz das Graças, propôs, e emenda à Lei Orgânica Municipal foi aceita pela Mesa Diretora, garantindo a usuários de transporte público, gratuidade na prestação de serviços na data do primeiro e segundo turnos de eleições. O objetivo, conforme justifica, é assegurar aos cidadãos e cidadãs, “a possibilidade de exercerem seu direito ao voto”.

Vai judicializar
O prefeito Marcelo Morais disse ao Jornal do Sudoeste que determinou à Procuradoria Jurídica tomar medidas legais para anular a doação de imóveis do município feita a empresas. Sua decisão veio após a Câmara Municipal arquivar a maior parte dos projetos de lei que versavam sobre esse tema, em sessão ordinária no dia 19 deste mês. Por sete votos a três, 26 dos 27 projetos de lei que pretendiam anular as doações, foram arquivados.

De volta
Sessão extraordinária da Câmara Municipal de Paraíso está agendada para esta terça-feira (4), às 09h30 para analisar projeto de lei do chefe do Executivo que autoriza o Município receber de volta por meio de doação, a título de retrocessão), parte do imóvel doado ao SESC. A área corresponde ao campo de futebol, o Estádio Etore Cantieri (Tuím), e é uma compensação proposta pelo prefeito Marcelo Morais à direção do SESC-MG, pelo não cumprimento do prazo previsto em contrato para o término das obras na antiga Praça de Esportes Castelo Branco.

Cumprimentou
O ex-presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, em postagem feita em rede social cumprimentou com a expressão “Parabéns, Pessoal”, aquela instituição como um todo. É que a marca Sebrae subiu duas posições e agora é a sexta mais forte do Brasil no ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro. Para elaborar a lista, consultoria TM20 branding pesquisou 1.700 marcas nacionais entre outubro e dezembro de 2022, período em que Melles presidia a instituição. O ranking é feito a partir de pesquisa Brand Asset Valuator, maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo.

Memória Paraisense
Em 1.º de julho de 1929, portanto há 94 anos, sob direção do odontólogo Lamartine Amaral, tendo o farmacêutico como vice-diretor, teve início as atividades da Escola de Farmácia e Odontologia de São Sebastião do Paraíso. Corpo docente formado por médicos, farmacêuticos e cirurgiões dentistas. Após a reforma educacional de 1931 a Escola encontrou dificuldades para se adequar às novas normas e encerrou suas atividades em 1938 por resolução do Conselho Nacional de Educação. (com informações do Livro Efemérides Paraisenses).