CÃES E GASTOS

Campanha de castração de cães e gatos se encerra em Paraíso com um saldo de 1.375 cirurgias

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 28-10-2023 07:03 | 1089
Foto: Divulgação

Foi finalizada terça-feira (24), mais uma campanha de castração de cães e gatos no município de São Sebastião do Paraíso. O evento que teve início no dia 18 de setembro, realizou um quantitativo expressivo de cirurgias. Do total de 1.375 esterilizações foram 663 fêmeas e 298 machos caninos e 229 fêmeas e 185 machos, felinos.

Uma parceria entre prefeitura e Ameg, a castração 2023 teve um diferencial em que o castramóvel se locomoveu por algumas regiões do município e também do distrito da Guardinha facilitando a adesão da população.

Segundo Luciano Santana, coordenador de Zoonoses, essa ação vai refletir em um futuro não tão distante, diminuindo a população animal em São Sebastião do Paraíso, ainda mais aqueles que sofrem abandonos nas ruas.

"Em três anos castramos um número histórico de 5.539 animais de forma gratuita para toda população. Gostaria de agradecer a Ameg por disponibilizar o castramóvel e os veterinários, e o apoio de outras secretárias como Meio Ambiente, Obras, Esporte, Segurança Pública, Educação e Ciência e Tecnologia. Agradecer também ao vereador Biju e toda equipe da Vigilância em Saúde que se desdobrou para que tudo ocorresse de forma organizada, como a Vigilância Sanitária juntamente com a equipe de Zoonoses", disse Santana.

O vereador Juliano Carlos Reis (Biju), membro da Comissão de Defesa dos Animais na Câmara Municipal, descreve sua satisfação por mais essa política pública voltada aos animais. "Participo ativamente de todos eventos realizados em prol de animais, mas, a possibilidade de fazer de forma itinerante, levando o castramóvel para alguns bairros me trouxe muita alegria", afirmou.

"Levar o evento para a Guardinha foi a realização de um sonho pessoal, visto a demanda de cães do distrito. Só lá foram realizadas 64 cirurgias de esterilização. Se somarmos todo o trabalho de castração realizado nesses últimos três anos, ultrapassamos a marca de 6 mil animais castrados. Considerando que nosso censo populacional é de pouco mais de 13 mil animais, posso afirmar que nossa administração continua fazendo história pela causa.

Além da castração, os animais receberam o microchip. Paraíso foi a única cidade da região que preencheu os requisitos e pôde ser contemplada com este mecanismo de cadastro. Aproveitando o momento então, Renan Jorge Preto (secretário de Meio ambiente), agregou junto ao zoonoses mais este benefício à campanha", salienta Biju. 

Tudo isso só foi possível graças a participação expressiva dos tutores paraisenses, apoio de diversas secretarias municipais e a equipe extremamente profissional selecionada pelo Luciano Santana, a qual externo meus sinceros agradecimentos: José Braz da Silva (agente de saúde pública), José Aparecido de Oliveira, Thiago José Moreira, Rosilene Vieira França (agentes de Endemias), Geraldo Torrano Freitas Campos (veterinário), Alex Magalhães (servidor), Athos Estaquio Messias (servidor do canil), Danilo da Silva Ramos e Vandeir de Assis (motoristas), Arnaldo, Clarinete e Erika (Veterinários da Ameg), e ao prefeito Marcelo Morais que viabilizou este evento de sucesso. finaliza Biju