REGADOR AUTOMÁTICO NO DITÃO

Estudante da rede estadual de ensino em  Paraíso desenvolve projeto “Regador Automático”

Leonardo Prado desenvolve projeto de robótica dentro do Itinerário Tecnologia e Inovação na Escola Benedito Ferreira Calafiori (Ditão).
Por: Divulgação | Categoria: Educação | 19-12-2024 11:04 | 681
Apresentação do estudante Leonardo Prado do 2º ano do Ensino Médio da escola Ditão e a professora Larissa Bárbara
Apresentação do estudante Leonardo Prado do 2º ano do Ensino Médio da escola Ditão e a professora Larissa Bárbara Foto: Reprodução

Com o Novo Ensino Médio, novos conteúdos foram inseridos na grade curricular. Uma novidade desde 2022, é o Itinerário Tecnologia e Inovação, o qual aborda temáticas associadas a três eixos: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Cultura Digital e o Pensamento Computacional. Com isso, o objetivo geral deste conteúdo no 2º ano do Ensino Médio, ministrado pela professora Larissa Bárbara, na Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori - Ditão, em São Sebastião do Paraíso, é desenvolver uma tecnologia que impacte a vida a fim de usá-la como caminho para a resolução de problemas.

E assim fez o estudante Leonardo Prado, que concluiu o 2º ano, e apresentou neste final de bimestre o seu projeto de Tecnologia e Inovação relacionado à robótica: Regador Automático. Utilizando do sistema de programação. Léo criou o regador com peças específicas para o desenvolvimento do conteúdo.

O estudante ao apresentar seu projeto explicou para os colegas que o itinerário despertou a curiosidade sobre programação, robótica, arduínos e afins, trazendo diversas possibilidades e oportunidades para a sua vida. Com o auxílio da professora Larissa, Leonardo iniciou os estudos e desenvolveu diversos projetos, como carrinhos-robôs, robôs, jogos digitais, aplicativo para deficientes visuais e o regador, que até então é um dos trabalhos mais especiais.

O regador é programado para regar a planta em horários determinados por Leonardo, a partir da análise da umidade do solo através de um sensor especializado à essa função: se o solo apresenta-se seco, haverá irrigação; se o solo apresenta-se úmido, a irrigação não acontecerá, até o próximo horário estipulado. Além do mais, o projeto conta com um aplicativo, o qual mostra a previsão do tempo diariamente, quantas vezes a planta foi regada, porcentagem de umidade do solo e gráficos para o acompanhamento.

Questionado pelos colegas, Leonardo explicou que, para o desenvolvimento do regador, ele estudou a fisiologia vegetal para entender a necessidade de água da planta escolhida, associando a previsão do tempo e assim, programar para que a irrigação acontecesse de forma exitosa. Dessa forma, o estudante conseguiu ter bons resultados a partir do estudo interdisciplinar de Biologia, Geografia e Tecnologia e Inovação. Atualmente, o regador automático favorece a plantação de cebolinhas que há em sua residência, mas Leonardo pretende expandir seu projeto e o aprimora sempre, a partir de novas análises.

A professora Larissa Bárbara demonstrou-se muito contente e realizada com o desenvolvimento do estudante e o parabeniza, dizendo que “houve grande engajamento e curiosidade dos outros colegas, além da admiração por Leonardo, pelo seu esforço e dedicação”.

Apresentação do estudante Leonardo Prado do 2º ano do Ensino Médio da escola Ditão
Apresentação do Regador Automático
Leonardo e o projeto Carrinho-Robô
Leonardo e o projeto Carrinho-Robô