CRÔNICA - Joel Cintra Borges

São Francisco de Assis

Por: Joel Cintra Borges | Categoria: Cultura | 04-11-2017 21:11 | 2501
Foto: Reprodução

 




Seu nome verdadeiro era Giovanni di Pietro di Bernadone e nasceu na pequena cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Há muitas especulações sobre a razão porque era chamado de Francisco (Francesco em italiano). Parece que seu pai, um rico comerciante de tecidos chamado Pietro di Bernadone, o chamava assim porque gostava muito da França, país que sempre visitava por razões comerciais.
Francesco teve infância e juventude de jovem rico e alegre. Gostava muito de cantar, usar roupas extravagantes e namorar, sendo muito querido na cidade.
Seu pai era um homem de pouca cultura e dedicado ao comércio, e seu maior sonho era ver o filho seguindo seus passos. Sua mãe, que se chamava Da. Pica Bourlemont, era uma mulher muito fina, de origem francesa, pendores artísticos e grande religiosidade.
A vida de Francesco, que era a de um jovem normal e comum, tomou rumos mais profundos e brilhantes a partir dos 22 anos, época em que teve um período febril de vários meses, como consequência de uma doença desconhecida. Ele tinha frequentes pesadelos nos quais o anjo da morte lhe perguntava:
–  Que fizeste de tua vida? – E ele olhava para trás e só via festas, bailes, coisas de moço. Então pedia à morte mais um tempo, mas ela se aproximava com sua foice...
Quando finalmente sarou, mudou completamente de vida. É famosa a cena em que seu pai, a fim de fazê-lo voltar para casa e para a vida normal, acusa-o publicamente de utilizar seus bens para ajudar as pessoas pobres. Francesco tira toda a sua roupa e a coloca aos pés do pai, como se dissesse: tome o que é seu. Sai, então, completamente nu. O bispo, que assistia a cena, o cobre com sua capa.
A partir dessa época passou a usar apenas uma túnica de tecido grosso e andar de pés descalços ou sandálias grosseiras. A maior parte de seu tempo dedicava-se a cuidar dos leprosos, que nesse tempo eram forçados a viver segregados em vales e cavernas.
São Francisco era muito humilde e muito doce, tão doce que as aves pousavam em seus ombros e os animais não o temiam. Costumava até pregar para os peixes!
Faleceu em Assis no dia 3 de outubro de 1226.
Um livro muito interessante sobre sua pessoa chama-se “O Pobre de Deus”, e foi escrito por Nikos Kazantzakis, o mesmo autor de “Zorba, o Grego”, obra que deu origem ao filme com o mesmo nome, o qual fez muito sucesso décadas atrás.