Membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm) reuniram-se na quarta-feira (6/6) em São Sebastião do Paraíso. Foram tratados vários assuntos como prestação de contas, criação de novos grupos de trabalhos e da situação da manutenção dos ônibus do órgãos entre outros temas. O prefeito de Paraíso, Walker Américo Oliveira, presidente do Consórcio, destacou a importância das ações já realizadas e que resgatou o Cissm impedindo o seu fechamento há pouco mais de um ano.
O primeiro assunto tratado no encontro foi em relação aos ônibus do consórcio utilizados para o transporte de pacientes. Devido às dificuldades que algumas prefeituras estão encontrando para fazer a manutenção destes veículos em virtude da crise financeira, ficou acertado que o sistema deverá sofrer alteração para não penalizar as prefeituras. “Vamos ajustar para que o modelo adotado fique bom para todos os prefeitos, sem que nenhum de nós tenhamos que nos sacrificar financeiramente”, disse Walkinho.
Outra questão comentada foi em relação à possibilidade do Governo de Minas fazer repasse aos municípios ou aos consórcios de novos ônibus para o transporte de pacientes. Existe a informação de que o Estado teria feito aquisições destes veículos. “Não sabemos aos certo quantos ônibus”, disse o secretário de Saúde em Paraíso, Wandilson Aparecido Bícego. Ele destacou que, para a substituição do ônibus, é preciso que o veículo tenha pelo menos seis anos de uso e, no caso do Cissm, o carro existente tem cerca de cinco anos e precisará pelo menos seis meses para ser trocado.
Também foi oportunizado que os representantes dos municípios fizessem esclarecimentos sobre as dúvidas relacionadas à prestação de contas do consórcio. O prefeito Walker explicou que há diferença entre os consórcios públicos e privados. “O nosso modelo é privado e não visa lucro, fazemos a prestação de serviços em conjunto visando oferecer um atendimento de qualidade à população em várias áreas”, esclareceu.
Em comum acordo entre os presentes na reunião, ficou acertado que a prestação de contas do Cissm será feita quadrimestralmente. Ainda ficou acertado que os contatos entre os contadores, prefeitos e representantes da saúde com o consórcio deverão ser mais estreitados e haverá troca de informações mais constantes de forma interna.
O prefeito enfatizou o empenho que foi feito quando assumiu a presidência do Cissm há pouco mais de um ano. “Todos se lembram da situação que havia, com a falta de pagamentos pelas prefeituras, o consórcio estava em vias de ser fechado e nós nos reorganizamos e estamos aqui firmes procurando evoluir cada vez mais”, disse. Ele destacou que ocorreram avanços, as dívidas foram sanadas e foi ampliado o leque de serviços prestados.