INSS

Serviços do INSS, como consulta e extrato previdenciário, passam a ser agendados

Por: Redação | Categoria: Saúde | 05-07-2018 15:07 | 3183
Foto: Reprodução

A partir da segunda quinzena de julho serviços como consulta ao extrato previdenciário do trabalhador passarão a estar disponíveis em uma unidade de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somente por meio de agendamento. O extrato também pode ser conseguido diretamente pela internet, aces-sando o "Meu INSS" no portal do Instituto.
Outros serviços que passarão a ser atendidos mediante agendamento são consulta ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício - Consta/Nada Consta. Todos esses serviços também já são acessíveis pelo Meu INSS, por meio do sito ou aplicativo de smartphones.
As Agências da Previdência Social continuarão emitindo extratos, contudo, será necessário o agendamento prévio para o atendimento. Caso o cidadão compareça à agência para solicitar um dos serviços, será orientado a fazer o agendamento e receberá a senha do "Meu INSS" para que possa acessar o serviço pela internet, se preferir, ou agendar o atendimento em uma agência.
Algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário (também conhecido como extrato CNIS), tais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Desde o dia 24 de maio, outros serviços, como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento, também passaram a ser atendidos mediante agendamento, de forma que o segurado possa ser atendido com dia e hora marcados.




MEU INSS 
Para fazer o cadastro no "Meu INSS", o segurado precisa ter em mãos os documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.