VACINA

Vacinação animal prossegue em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Saúde | 21-07-2018 13:07 | 892
Foto: Reprodução

A campanha de vacinação antirrábica — que abrange cães e gatos, começou no dia 2 de julho e continua sendo realizada em São Sebastião do Paraíso. De acordo com Daniela Cortez, coordenadora de Vigilância em Saúde do município, até o momento já foram vacinados sete mil animais. A meta do setor é atingir 11 mil. “Estamos trabalhando a campanha até o dia 10 de agosto, atendendo zona rural de casa em casa e, na zona urbana aos sábados, onde temos pontos distribuídos na cidade”, informou.
Para o pleno êxito da campanha, o proprietário ou o tutor deverá levar o animal ao local de vacinação e não será dada a vacina para ser aplicada em casa, já que ela deve ter a temperatura monitorada. A raiva é uma doença que não tem cura, e pode ser transmitida ao ser humano. 
“Vacinamos todos os cães e gatos que são levados aos postos pelo proprietários, que é o responsável pela contenção do animal”, destaca Daniela. Segundo ela, o atendimento na zona rural vai abranger mais de 26 localidades. Já na cidade foram reservados os quatro sábados de julho para que os cães e gatos sejam vacinados.
Neste sábado, dia 21, ocorrerá vacinação na Igreja Deus é Amor (bairro Cidade Industrial), nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Cidade Industrial (Alto Bela Vista), Jardim Alvorada, Jardim Planalto, Praça do Parque Belvedere (em frente a Setpar) e na quadra do Parque São Francisco. No próximo, dia 28, o atendimento será nos condomínios Cachoeira e Campo Alegre e na USF no distrito da Guardinha.Na zona rural, a vacinação acontecerá segunda-feira, dia 23, no Morro Alto. Na terça (24), na Rocinha. Na quarta, na Faxina. 
Na quinta, dia 26, nos Marques e na sexta-feira, 27, no Taquaral. Ainda este mês serão tendidas as comunidades rurais da Ipomeia (dia 30) e Taboca (dia 31). Já em agosto, a ação prossegue no Matrinchã, Morro Vermelho, Fundão, Termópolis, Queimada Velha, Água Limpa e fazendas às margens da Rodovia BR 265 sentido Jacuí. 
por Adriano Rosa Silva