Sucesso de público: 1º Paraíso MotoFest movimenta cultura e turismo na cidade

Foto: Reprodução Prefeitura

A Secretaria Municipal de Cultura, e o clube de motoclismo MotoJus promoveram na Praça dos Imigrantes, em frente ao Paço Municipal, o 1º Paraíso MotoFest. O evento, que ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, foi um verdadeiro espetáculo cultural sobre duas rodas e reuniu mais de 10 mil pessoas, contando com uma programação musical diversificada, com oito apresentações que valorizaram artistas locais, regionais e nacionais, incluindo bandas como Duo Code, Kalhambex, Banda Zap, Lado Hostil, Quinta Essência e o show marcante do cover de Elvis Presley, Renato Paiva. O festival celebrou o motociclismo, promoveu a solidariedade e aqueceu a economia da cidade, consolidando-se como um dos maiores eventos do gênero na região.

O evento foi promovido com entrada gratuita, mediante doação de alimentos voluntária, e reuniu mais de 90 motoclubes, representando mais de 50 cidades e diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul. A programação incluiu um passeio motociclístico por pontos turísticos do município, com a participação de aproximadamente 50 motos. A locução oficial ficou por conta de Emílio Locutor, referência nacional no motociclismo, que conduziu os dois dias de atrações com carisma e entusiasmo.

Um dos momentos mais emocionantes aconteceu no sábado, com o show do artista Renato Paiva, cover de Elvis Presley, em homenagem ao Dia das Mães. A solidariedade também marcou o evento: foram arrecadadas cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições assistenciais da cidade.

A realização do MotoFest movimentou de forma significativa a economia local. Toda a rede hoteleira esteve com ocupação máxima, e bares, restaurantes e comércios da região registraram alta rotatividade. Empreendedores comemoraram os resultados. A empresária Denise Banquieri, da Daluh Sorvetes, relatou surpresa com o volume de vendas. ”Durante um final de semana eu vendo uns 30 açaís. Em um mês, cerca de 500. No MotoFest, vendi mais de 600 em dois dias. Acabou meu estoque e precisei buscar mais. Vendi muito mais do que esperava, destacou.

A repercussão do evento foi tão positiva que, logo após o encerramento, 42 novas bandas de diversas partes do país entraram em contato com a organização demonstrando interesse em participar da edição de 2026. O sucesso da primeira edição do Paraíso MotoFest reforça o potencial de São Sebastião do Paraíso como destino turístico e cultural e fortalece sua inserção no circuito nacional do motociclismo. A organização já trabalha para incluir o festival no calendário oficial do município e do estado, consolidando a cidade como referência no cenário dos grandes encontros motociclísticos do país.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Vinício José Scarano, “na nossa secretaria, trabalhamos com metas e objetivos bem definidos, e um dos principais é justamente fomentar o turismo e a cultura por meio de eventos culturais. O Paraíso MotoFest foi um exemplo claro de como isso pode dar certo. O evento superou as expectativas, trazendo turistas de várias regiões do Brasil, movimentando o comércio local e incentivando o uso de serviços da nossa cidade. É um efeito dominó — todos saem ganhando. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, destacou.

O vice-prefeito Daniel Tales destacou que o primeiro Paraíso MotoFest entrou para a história da cidade ao reunir motociclistas de todas as regiões do Brasil, transformando o município em um grande palco de integração, turismo e lazer. "O evento contou com shows, praça de alimentação, feira de artigos ligados ao motociclismo e um espaço kids para garantir a diversão das famílias. A Prefeitura  apoiou essa iniciativa junto aos motoclubes que contribuíram ativamente para sua realização. Nosso compromisso é seguir incentivando ações que movimentem a economia, promovam o turismo e consolidem nossa cidade como referência para grandes eventos”, finalizou. (Secom Pref. SSP)