Mariano Bícego profere palestra histórica no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha em São João del-Rei

Foto: Divulgação

O professor e historiador paraisense Mariano Bícego, proferiu na quarta-feira, 14 de maio, uma palestra especial no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha - Regimento Tiradentes, em São João del-Rei, Minas Gerais. O evento integrou as atividades alusivas aos 80 anos da vitória dos Aliados na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, celebrada em 8 de maio.

Referência nacional em história militar, com destaque para a Segunda Guerra Mundial, Bícego foi convidado pelo comandante do batalhão, coronel Gustavo Nakashima, que conheceu seu trabalho por meio do canal Viagem da História (YouTube.com/viagemnahistoria), no qual o historiador promove conteúdos educativos e realiza roteiros temáticos para diversas partes do Brasil. Com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, o canal tornou-se um dos principais meios de divulgação da história militar no país.

Durante a palestra, que contou com a presença maciça da tropa – entre eles oficiais, tenentes, capitães e majores – além de convidados civis, o professor abordou a importância histórica do Dia da Vitória e as diferentes interpretações e datas comemorativas entre os países aliados. Também fez um resgate histórico da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália e destacou a atuação dos soldados do próprio 11º Batalhão em batalhas decisivas, como a tomada de Montese.

“Foi uma honra muito grande estar ali, falando sobre a história para aqueles que seguem o legado dos combatentes que saíram exatamente daquele batalhão para lutar na Segunda Guerra. Ter estado recentemente em Montese e depois poder falar no 11º RI é como fechar um ciclo simbólico da nossa memória histórica”, relatou Bícego.

Ao final da palestra, o professor foi homenageado com uma placa alusiva à tomada de Montese e um diploma de reconhecimento. O evento foi encerrado com um almoço oferecido pela unidade militar, marcando um momento de confraternização e respeito mútuo entre a tropa e o convidado.

A participação de Mariano Bícego reafirma sua importância no cenário nacional como divulgador da história militar brasileira e amplia o reconhecimento do trabalho desenvolvido a partir de São Sebastião do Paraíso.

PRACINHAS PARAISENSES

Dezoito pracinhas paraisenses foram enviados para o campo de batalha na Itália, os saudosos, Afonso Carlos Prado, Alexandre Spósito, Antônio Formagio, Carlos Delfante, Dario Salles Naves, Geraldo Caetano Pimenta, Geraldo Giubilei, Hercílio Rivelino, Joaquim Antônio Dimas, José Colombaroli, José Curti, José Ferreira dos Reis, José Fioravanti, José Francisco Pimenta de Pádua, José Silvério da Silva, Pedro Braghini, Sebastião Pimenta Gonçalves, Sebastião Souza Vieira e Vivaldo Gonçalves do Nascimento.