Secretaria de Agricultura vai distribuir 15 mil mudas de café a pequenos produtores em Paraíso

Inscrições para o programa se encerraram nesta segunda, 21 após atingir o limite de beneficiários; entrega será entre dezembro e janeiro
Mudas de café serão doadas a 39 pequenos produtores do município entre os meses de dezembro e janeiro Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso encerrou na segunda-feira, 21, as inscrições de produtores interessados em receber mudas de café cultivadas no viveiro municipal do Parque da Serrinha. O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, tem como objetivo apoiar pequenos cafeicultores e fomentar o setor no município.

“Pretendemos auxiliar, ainda que de modo singelo, os cafeicultores locais”, afirmou o secretário Renan Jorge Preto. “Sabemos da importância da cafeicultura e do produtor rural em nosso município, e é nossa missão fomentar esse setor”, completou.

Neste ciclo, estão sendo produzidas 15 mil mudas da variedade Catuaí Amarelo 62, amplamente cultivada na região por sua produtividade, vigor e qualidade de bebida. Segundo Renan, a escolha da variedade atende às características locais. “É uma planta bem adaptada ao nosso clima e tem excelente aceitação entre os produtores de Paraíso”, destacou.

As inscrições foram abertas no dia 17 de julho, uma quinta-feira, e se esgotaram em apenas quatro dias, devido à grande procura. “Foram 39 inscritos. A gente limitou o número de mudas por produtor — até 500 unidades — justamente para beneficiar o maior número de pessoas possível”, explicou o secretário.

Renan também esclareceu que, devido à capacidade de produção do viveiro, o foco do projeto é atender prioritariamente os pequenos produtores. “Todos os interessados foram inscritos por ordem de chegada. Mesmo com a demanda alta, conseguimos manter a proposta de democratizar o acesso.”

A previsão é que as mudas estejam prontas para retirada entre dezembro e janeiro, período ideal para plantio e replantio. “Como os produtores sabem, o ideal é plantar logo após a retirada das mudas, aproveitando o início da estação quente e chuvosa”, orientou.

Além da doação, os produtores contarão com apoio técnico. “Temos um engenheiro agrônomo à disposição dos inscritos e contamos também com a parceria da Emater, que auxilia na assistência técnica rural”, informou Renan.

O secretário também fez questão de agradecer aos parceiros que viabilizam o projeto: “A Epamig, que todos os anos nos fornece as sementes, e os senhores Luiz e Adriano Pessoni, que nos cedem o substrato orgânico. E, claro, aos servidores da Prefeitura que se dedicam com afinco à produção dessas mudas”.