Sesc mais moderno de Minas será erguido em Paraíso, diz presidente do Fecomércio

Foto: Reprodução

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, e o diretor regional do Sesc em Minas Gerais, Alberto Moreira, participaram na manhã desta segunda-feira (4) de reunião no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso para apresentar detalhes do projeto do Sesc no município. A obra orçada em R$ 49.970.000,00 está em execução pelo Consórcio Paraíso e tem prazo previsto para ser concluída em 31 de julho de 2026.

Na abertura, o presidente da Câmara, vereador Lisandro Monteiro, ressaltou a importância do diálogo transparente sobre o projeto. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, porque o que nos move é o bem da população. Essa Casa aprovou, no passado, a concessão da área com esse propósito, e agora queremos prestar contas à população sobre o andamento da obra”, declarou Monteiro.

O vereador José Luiz das Graças, autor do requerimento que motivou o convite, questionou sobre cronograma e a estrutura da futura unidade do Sesc. “Muitos perguntam quando a obra será concluída, o que será construído, e eu não tinha respostas. Por isso fiz questão de chamar a diretoria do Sesc para esclarecer à população”, pontuou o vereador.

Esclarecimentos técnicos e burocráticos

Nadim Donato traçou um histórico desde as tratativas iniciais para a vinda de uma unidade do Sesc para Paraíso, e, mais recentemente quando ele assumiu a presidência do Sistema Fecomércio, da negociação que resultou na retomada do projeto, que estava parado há anos. A complexidade jurídica para o desmembramento e registro do terreno foi detalhada pelo assessor jurídico da Fecomércio, Paulo Mansur. Segundo ele, o processo de regularização levou mais de um ano e exigiu a notificação de confrontantes e a atuação conjunta com o cartório e prefeitura.

Obra moderna

Conforme apresentado por Nadim Donato, a unidade do Sesc em São Sebastião do Paraíso será uma das maiores e mais modernas do estado, com cerca de 7 mil metros quadrados de área construída. Ele destacou que, embora não esteja prevista a construção de piscina, os serviços de hidroginástica e natação serão mantidos por meio de parcerias com a prefeitura ou clubes, e da atuação de equipes locais contratadas.

“O Sesc será moderno e completo. Pode não ter piscina, mas terá atividades de hidroginástica, oficinas culturais, projetos itinerantes com as nossas carretas móveis e capacitação profissional com foco no desenvolvimento da cidade”, garantiu Donato, em resposta a questionamento do vereador José Luiz das Graças.

Sobre a estrutura, foi informado que o atual ginásio do terreno será reaproveitado. A entrada principal será pela Rua Tabajara Pedroso, com escadaria monumental e projeto urbanístico voltado à integração da comunidade com o espaço.

“Nós não construímos mais Sescs desse porte, mas abrimos uma exceção por respeito à palavra dada e ao esforço das lideranças locais. Se Deus quiser, estarei aqui para inaugurar essa unidade, que será motivo de orgulho para toda a região”, disse. Ele relatou que, ao assumir a presidência do Sistema Fecomércio, foi procurado por lideranças como o deputado Antônio Carlos Arantes e o ex-deputado Carlos Melles, ambos cobrando o cumprimento da promessa de implantação do Sesc na cidade. “Foi um compromisso assumido no fio do bigode”, disse.

Técnicos do Sesc explicaram que “pode parecer que a obra está parada, mas isso não corresponde à realidade. Foram executadas mais de 500 estacas de fundação, algumas com até 14 metros de profundidade, devido às condições do solo e a proximidade do lençol freático, semelhante à região da Lagoinha. Só nesta etapa o investimento ultrapassa R$ 5 milhões”, afirmou um engenheiro.

Esclareceu que a próxima etapa será a abertura das caixas de blocos e o início da estruturação vertical da obra. A construção prevê duas grandes coberturas – superior e inferior – sendo que a principal utilizará cerca de 50 toneladas de aço”. A equipe técnica destacou ainda a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. “Fazemos o possível para contratar em Paraíso e, quando não é possível, buscamos no entorno”.

O presidente Lisandro Monteiro concedeu a palavra ao ex-deputado federal Carlos Melles, que teceu considerações sobre a importância do Sistema S para o desenvolvimento econômico do Brasil e de se ter uma unidade do Sesc em Paraíso. “É muito maior que sua obra física”, salientou.  Lembrou que o Senac, Sesi o Sebrae do qual foi presidente, revolucionaram positivamente o país na qualificação da mão de obra.

Afirmou que o prefeito Marcelo e vereadores fizeram muito bem em cobrar o presidente Nadim sobre a implantação do Sesc. “Estou muito feliz hoje é um dia marcante. Esta obra vai ficar eternizada em Paraíso com o prefeito Marcelo e sua equipe e sobre tudo, vocês que integram a Câmara Municipal”, afirmou. Propôs que o município pleiteie futuras parcerias como Fecomércio para implantação de um centro olímpico, aproveitando a estrutura já existente.

Prioridade

O prefeito Marcelo Morais reafirmou apoio da administração à consolidação do projeto. A nova unidade, cuja construção já está em curso, é fruto de tratativas que, segundo o prefeito, envolveram um longo processo de articulação política e superação de entraves históricos. Sempre colocamos o Sesc como prioridade. Infelizmente, durante muito tempo, a ideia de o Sesc vir para Paraíso foi desacreditada. As pessoas riam da nossa cara quando falávamos disso. Mas hoje a realidade é outra”, disse.

O prefeito recordou momentos-chave da trajetória do projeto, incluindo negociações ainda no período em que presidia a Câmara. Ele citou que a escritura da antiga Praça de Esportes Castelo Branco, continha cláusulas que dificultavam a cessão do terreno. Segundo ele, com apoio técnico e jurídico, foi possível provar que a destinação à atividade esportiva seria mantida, viabilizando a doação ao Sesc.

A praça de esportes era um símbolo da cidade, mas foi destruída por administrações anteriores. A esperança foi reacendida quando surgiu a possibilidade da instalação do Sesc naquele local”, lembrou.

Marcelo também reconheceu o papel da política em destravar o projeto, destacando a importância de gestos concretos e boa vontade entre os entes envolvidos: Aprendi que política se faz com gestos. E quando o senhor me disse que entregaria o Sesc, confiei na sua palavra”.

Em tom propositivo, o prefeito anunciou também o compromisso da prefeitura em revitalizar o antigo campo da Praça de Esportes (Estádio Tuim Cantieri), área retomada ao município. Ele anunciou a construção de duas piscinas públicas no local, que poderá ter funcionamento em parceria com o Sesc, conforme afirmou Nadim Donato.

Queremos que o Sesc se sinta verdadeiramente bem-vindo. Estamos prontos para construir juntos. Já estamos trabalhando para implementar esse novo espaço esportivo na cidade”, disse o prefeito.


Sesc reafirma instalação da unidade em Paraíso e lideranças cobram agilidade


Ao final da reunião realizada na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso nesta segunda-feira (4), representantes do poder público local avaliaram como positiva a apresentação do projeto da nova unidade do Sesc no município. O encontro contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-MG, Nadim Donato, e do diretor regional do Sesc, Alberto Moreira, que apresentaram detalhes sobre o andamento das obras e as perspectivas para a conclusão da unidade.

O presidente da Câmara, vereador Lisandro Monteiro, destacou que a presença dos representantes do Sesc fortalece a credibilidade do projeto e alimenta a expectativa de que, finalmente, o equipamento se torne realidade. “É a primeira vez que falo pessoalmente com eles. O presidente do Fecomércio, Nadim, me ligou, e realmente compareceu. A presença do diretor aqui foi importante. Acho que agora, sim, podemos acreditar que o Sesc vai sair. Não podemos aceitar que a obra continue sendo apenas uma promessa. A cidade está cansada de esperar”, afirmou.

Na mesma linha, o prefeito Marcelo Morais reforçou a necessidade de manter a cobrança e o acompanhamento das etapas da construção. “Acho que foi um momento importante de olho no olho. Mostramos ao presidente que queremos o Sesc, mas também exigimos que o município seja tratado com seriedade. Foi uma reunião proveitosa, e temos esperança de que agora as obras avancem para que, até o fim do próximo ano, possamos entregar esse espaço à população, que tanto precisa de áreas de lazer e bem-estar”, afirmou.

Durante o encontro, foi mencionada também a possibilidade de uma parceria ampliada entre o Sesc e a Prefeitura, incluindo outros serviços além do espaço físico. Segundo Marcelo, há tratativas para implantação de um Centro de Acolhimento para Crianças com Deficiência Intelectual e Autismo, além de ações na área de saúde e especialidades médicas, semelhantes à parceria feita com a Libertas.

O vereador José Luiz das Graças (Mercado Érika) também considerou positiva a reunião, enfatizando o compromisso assumido. “A conclusão que tiro é de que o Sesc está, desta vez, realmente comprometido a instalar a unidade na cidade. Nossa vontade política e da população é que o Sesc funcione, oferecendo serviços sociais e profissionais para formar cidadãos preparados e conscientes”, declarou.

O secretário municipal de Esportes, Daniel Duarte Naves, comemorou o impacto que a unidade trará para o esporte local. “O Sesc vai fortalecer muito o esporte em Paraíso. Teremos uma academia moderna, espaço de convivência e várias atividades voltadas à comunidade. Vamos agregar isso aos projetos já iniciados pela prefeitura, como escolinhas de iniciação em várias modalidades. O esporte será mais uma ferramenta de transformação para nossas crianças e jovens”.