Paraisenses se destacam na Justiça do Trabalho nacional e mineira

Juiz Mauro Cesar Silva Foto: Joel na Balada

Dois juristas naturais de São Sebastião do Paraíso se destacam em recentes decisões na Justiça do Trabalho. O ministro José Roberto Freire Pimenta foi eleito corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, enquanto o juiz Mauro César Silva, titular da 1ª Vara do Trabalho de Nova Lima, voltou a ser indicado para promoção a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG).

A eleição para a nova direção do TST ocorreu no último dia 4. O ministro Vieira de Mello Filho assumirá a presidência do tribunal e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. A posse da nova administração está marcada para 25 de setembro, em Brasília. O atual presidente, ministro Aluízio Corrêa da Veiga, se aposentará em 1º de outubro, ao atingir a idade limite de 75 anos.

Em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, em razão da Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas (18 a 22 de agosto), na tarde desta terça-feira (19/8), foi aprovado o nome do juiz Mauro César Silva, para ocupar vaga de desembargador, pelo critério de antiguidade, decorrente da aposentadoria do desembargador José Murilo de Morais. A nomeação do novo desembargador depende agora de decreto do presidente da República.

PERFIL – MINISTRO JOSÉ ROBERTO PIMENTA
Natural de São Sebastião do Paraíso, José Roberto Pimenta é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se tornou especialista e doutor em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura trabalhista em 1988 e atuou em Minas Gerais por 22 anos até ser nomeado ministro do TST, em setembro de 2010. Também lecionou até 2017 em cursos de pós-graduação em Direito na PUC Minas e no Centro Universitário do Distrito Federal.

PERFIL – JUIZ MAURO CÉSAR SILVA
O juiz Mauro César Silva, também paraisense, é titular da 1ª Vara do Trabalho de Nova Lima. Seu nome voltou a figurar na lista tríplice para promoção a desembargador do TRT-MG, aprovada pelo Tribunal Pleno. Formado em Direito pela UFMG, iniciou a carreira no TRT mineiro em 1992 como técnico judiciário. Em 1993 tomou posse como juiz substituto, sendo promovido a juiz titular em 1998. Atuou em diversas varas do interior e está em Nova Lima desde 2015.

Entre suas funções de destaque, foi coordenador acadêmico da Escola Judicial do TRT-MG (2014-2015) e hoje integra o Comitê de Ética e Integridade do tribunal para o biênio 2024-2025. (Com informações da Seção de Imprensa do TRT3)