Memorial da Amizade em homenagem ao Sapinho pode integrar calendário oficial de Paraíso

De autoria de Juliano Reis (Biju), PL cria dia para preservar a memória do engraxate que se tornou símbolo de convivência comunitária
Foto: Arquivo JS

A Câmara Municipal começou a analisar nesta segunda-feira, 22, projeto de lei que busca valorizar a memória cultural de São Sebastião do Paraíso. A proposta, de autoria do vereador Juliano Reis, o Biju, institui no calendário oficial do município o Dia do Memorial da Amizade, a ser celebrado anualmente em 28 de julho, e declara de interesse cultural e comunitário o espaço localizado na Praça Comendador José Honório (Matriz), onde estão a cadeira e a banca de engraxate de Paulo César Lopes, o Sapinho.

Sapinho foi uma das figuras mais queridas da cidade. Por décadas trabalhou como engraxate na Praça da Matriz, transformando sua banca em ponto de encontro e convivência comunitária. Após sua morte, em 28 de julho de 2024, familiares e amigos se mobilizaram para preservar sua memória. Liderados pelo promotor de Justiça aposentado Rômulo Guerra Generoso e por Marcelo Oliveira, eles restauraram a cadeira e a banca, deram acabamento que simula bronze e reinstalaram o espaço, batizado de “Memorial da Amizade”. A homenagem contou com a participação dos irmãos Rosana e Ronaldo, e foi custeada por contribuições voluntárias.

Ao apresentar o projeto, o vereador Biju reforçou que a proposta busca oficializar uma iniciativa já consolidada pela comunidade. “Quando os cidadãos tiveram a iniciativa de promover o memorial, eles deram um banho de bronze em todos os objetos dele de engraxate e colocaram ali na praça. Acredito que a gente precisa preservar a memória cultural de pessoas que fizeram a diferença na nossa cidade. A proposta é essa: instituir no nosso calendário a data e declarar o memorial como de interesse cultural. Sei que não é prerrogativa nossa, é competência do Executivo, mas fiz também a indicação para que o Conselho de Patrimônio possa analisar e, quem sabe, oficializar aquele espaço, até mesmo com tombamento. Porque uma cidade sem memória cultural é uma cidade sem espírito”, disse.

O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, relembrou homenagens anteriores feitas ao engraxate e pediu para subscrever o projeto. “Eu tive a honra de conceder o título de Cidadão Benemérito ao Sapinho, junto com o doutor Rômulo Aguiar, que era promotor de justiça na cidade. Ele passou o ano inteiro mostrando aquela medalha, com gratidão e carisma. Foi um dos melhores chapeiros que São Sebastião do Paraíso já teve. Todo mundo sabe disso, o lanche do Sapinho era conhecido. Eu peço autorização para subscrever esse projeto junto com o vereador autor. Essa homenagem é justa e merecida, e certamente a família guarda com orgulho a medalha que ele recebeu aqui nesta Casa”, afirmou.

Além do projeto de lei, Juliano Reis apresentou uma indicação ao Executivo Municipal para que, por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho de Patrimônio, sejam adotadas medidas que consolidem institucionalmente a preservação e valorização do Memorial da Amizade.

O projeto foi aprovado como objeto de deliberação e segue para análise das comissões pertinentes da Câmara. Após a emissão dos pareceres, o texto voltará ao plenário e, caso aprovados, entra em votação. A indicação do vereador também será encaminhada ao Executivo Municipal.