Dwlyan Santos foi campeão do Uai Chess Open etapa São Sebastião do Paraíso

Dwlyan Santos (centro) CXSSP foi o campeão, Wiliam Teixeira Da Silva (esquerda) de Altinópolis/SP vice-campeão e Guilherme Gavioli Da Silva (direita) Guaranésia/MG terceiro colocado. Foto: Divulgação

No domingo, 19 de outubro de 2025, a cidade de São Sebastião do Paraíso/MG foi palco da 7ª etapa do circuito Uai/ Chess/ Open — uma competição de xadrez em ritmo rápido que reuniu cerca de 80 enxadristas de Paraíso e região, cuja realização contribuiu para a difusão da modalidade e promoção de talentos na região.

O evento foi organizado pela franquia Uai Chess Open, com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso.

O torneio buscava eleger o campeão e campeã absolutos da etapa; promover visibilidade ao xadrez e elevar o nível técnico regional; oferecer possibilidade de obtenção de rating CBX/FIDE no ritmo rápido.

A disputa foi aberta a qualquer enxadrista cadastrado na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), e havia também uma vertente “Festival da Criança” para nascidos a partir de 2015.

O local foi bem organizado, com abertura programada para 08h30, reunião técnica e início das rodadas a partir das 09h00.

A premiação mínima prevista era de R$ 400,00 em dinheiro + troféus para diversas categorias, o que demonstra um incentivo real mesmo em torneios regionais.

Além de fomentar o xadrez entre adultos, a inclusão do “Festival da Criança” indica o compromisso com a base, proporcionando visibilidade e participação de enxadristas mais novos.

A etapa reforça o papel de São Sebastião do Paraíso como palco relevante para o xadrez mineiro, integrando o circuito mineiro/regional. Jogadores locais e de municípios vizinhos puderam disputar rating FIDE/CBX, o que ajuda a elevar o nível competitivo da região. A presença de categorias de base (Sub-17, Sub-14, Festival da Criança) incentiva a formação de novos talentos no Estado de Minas Gerais.

O grande destaque da 7ª etapa do Uai Chess Open em São Sebastião do Paraíso foi o Mestre Nacional Dwlyan Santos, enxadrista paraisense que confirmou seu favoritismo e conquistou o título de campeão da etapa. Representando o Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso (CXSSP), Dwlyan demonstrou excelente preparo técnico e domínio nas partidas, encerrando o torneio de forma invicta e com performance sólida em todos os tabuleiros.

Outros paraisenses que subiram ao pódio foram: Lazaro dos Reis Paschoa que terminou na oitava colocação geral.

Gabriel Dias Brito terminou com mesmo número de pontos do campeão geral na categoria festival da criança, ficou com a medalha de vice-campeão pelos critérios de desempate.

Pedro Pires Oliveira foi o vice-campeão na categoria sub 08.

Destaque também para a participação da paraisense Beatriz Carvalho Funchal, que com apenas cinco anos (recém-completados) já encarou sua primeira competição!

A 7ª etapa do Uai Chess Open em São Sebastião do Paraíso pode ser considerada um sucesso em termos de organização, adesão e promoção do xadrez. Com formato acessível, bom número de participantes, e destaque para jovens, o evento mostra como o xadrez regional ganha corpo e visibilidade.

Esperamos que os vencedores e participantes desta etapa usem esse impulso para próximas edições e que o torneio continue contribuindo para a evolução do xadrez na região.