F1 chega à grande final com três pilotos disputando o título de 2025
Desde 2010 que a F1 não chegava à última corrida do ano com mais de dois pilotos com chances de ser campeão
Está chegando a hora da grande decisão. Quando as luzes vermelhas se apagarem no cair da tarde na capital dos Emirados Árabes Unidos, 17h local - 10h pelo horário de Brasília -, para a largada do GP de Abu Dhabi, a F1 estará decidindo o campeonato pela 30ª vez em seus 75 anos de história na última corrida do ano! Desde 2010 que não acontecia uma decisão com mais de dois pilotos na disputa. Dessa vez são três; E conhecerá um novo campeão, no caso de Lando Norris ou Oscar Piastri, ou um novo pentacampeão, caso Max Verstappen consiga reverter a diferença de 12 pontos para Norris, o que será seu 5º título consecutivo. Foi no mesmo Circuito de Yas Marina, que ele venceu pela primeira vez numa decisão polêmica com manobra duvidosa do então diretor de prova, Michael Masi, que deliberadamente favoreceu o holandês na disputa contra Lewis Hamilton.
Tudo pode acontecer em uma corrida de 58 voltas nos 5.281
metros do Circuito Yas Marina. Um pequeno erro, ou um grande erro crasso como o
que a McLaren cometeu no domingo passado no Qatar, quando subestimou a
intervenção do Safety Car e foi a única a manter seus dois pilotos na pista
enquanto TODOS(!) foram para os boxes trocar os pneus na 7ª volta de uma
corrida onde, por questões de segurança, os pilotos não podiam completar mais
do que 25 voltas com qualquer um dos jogos de pneus, pode mudar os rumos da
decisão.
Norris, Verstappen e Piastri chegam à grande final empatados
com 7 vitórias para cada um, mas com vantagem para Norris que somou mais pontos
ao longo da temporada e leva 12 pontos de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre
o companheiro de equipe, Piastri.
É uma decisão que mexe com os nervos, e quem parece mais
relaxado é Verstappen, tanto pela experiência de quem já está calejado de
vencer campeonatos, e por não ter nada a perder, uma vez que há oito corridas
ele estava 104 pontos atrás do líder. A vitória no Qatar diante do erro de
estratégia da McLaren, o colocou em 2º lugar na classificação à frente de
Piastri que andou apagado desde a ordem de equipe no GP da Itália, quando foi
orientado a devolver a 2ª posição para o companheiro de equipe por conta de uma
falha humana no pit stop de Norris. No Qatar, o australiano venceu a última
corrida sprint do ano, fez a pole position, e liderava a corrida até o momento
em que teve que fazer seu pit stop e terminou em 2º sem chances de poder atacar
Verstappen.
Norris é o favorito pela vantagem de pontos que tem. Na
coletiva de imprensa de quinta-feira, em Abu Dhabi, a maioria dos pilotos que
foram questionados sobre quem vence o campeonato, apostaram no britânico
considerando 12 pontos como uma margem ainda confortável para a última corrida.
Norris disse que não pedirá posição para o companheiro de equipe caso seja
necessário para vencer o campeonato no caso de Verstappen estar na iminência de
conquista-lo, e Piastri sem chances nas últimas voltas.
A verdade é que o grande diferencial nesta decisão será o
fator humano. Em termos de equipamentos, McLaren e Red Bull estão praticamente
no mesmo nível técnico. E é aí que Verstappen pode fazer a diferença por sua
imensa capacidade técnica de pilotar, o que por si só aumenta o peso sobre os
ombros de quem ainda busca o primeiro título. E Max já deu uma alfinetada nos
adversários ao dizer que “com esse carro da McLaren eu já teria liquidado o
campeonato”.
A MATEMÁTICA DO
TÍTULO
Lando Norris precisa somente terminar em 3º, independente do
que fizer Verstappen ou Piastri. Caso não pontue, Verstappen terá que terminar
no máximo em 4º e Piastri não pode ir além do 3º lugar, para ser o campeão.
Já Max Verstappen precisa vencer a corrida e torcer para que
Norris termine em 4º. Se for 2º, Piastri não pode vencer e Norris terá que
terminar no máximo em 8º. E na hipótese de terminar em 3º, Piastri não pode
vencer e Norris tem que terminar em 9º.
As possibilidades de Piastri se resumem unicamente em vencer
o GP de Abu Dhabi e torcer para Norris terminar no máximo em 6º,
independentemente da posição de Verstappen.


