A histórica luta livre entre o paraisense “Zé Boquinha” e a famosa Olga Zumbano

COLUNA DO TADEU RIBEIRO
Foto: Reprodução
Zé Boquinha e Olga Zumbano durante luta-livre em 1968 em circo montado no Largo Santo Antônio

O Jornal Sudoeste tem como praxe publicar matérias sobre fatos marcantes em São Sebastião do Paraíso, há muitos anos. Nesta edição publicamos um registro histórico, que aconteceu em 1968, ocorrido no Circo Zumbano que estava armado, no Largo Santo Antônio, bairro Nossa Senhora da Aparecida.

Uma das atrações para o grande público com lotação completa das dependências do circo, se tratava de "luta livre".  E quem chamava a atenção, era a lutadora chamada Olga Zumbano, proprietária do circo, nascida em Mococa (SP), pioneira e lenda da luta livre e do boxe feminino no Brasil, conhecida como a "Rainha do Ringue". Ela era tia do famoso pugilista campeão mundial Éder Jofre. Olga “era muito forte e não encontrava mulheres para desafiá-la, então lutava contra homens, e na maioria das lutas que participava, ela era a vencedora.

Em uma das apresentações aconteceu a inesquecível luta entre a lutadora Olga Zumbano que se tornou conhecida nacionalmente e o paraisense José Carlos de Carvalho conhecido popularmente pelo apelido de “Zé Boquinha ".

Foi uma luta acirrada e vibrante, e o resultado final apontado pela arbitragem, é que houve empate técnico.

O saudoso lutador paraisense José Carlos de Carvalho (Zé Boquinha), além de lutador de luta livre foi jogador de futebol. Na década de 1960 ingressou na Policial Civil de Minas Gerais, e exerceu o cargo de carcereiro. Certamente muitos paraisenses da época, lembram-se dessa luta. Relembrar é viver.