MEDO

Medo de estelionato faz moradores confundir vendedores com falsos agentes de sa

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-11-2016 00:00 | 941
Foto:

Moradores do bairro São Judas ventilaram na manhã de terça-feira (22/11), que supostos agentes falsos de saúde estariam atuando pelo bairro, temendo que pudessem ter relação com caso registrado na última semana. No entanto, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que estiveram no local verificando as denúncias, constataram que se tratavam apenas de vendedores. A PM confirmou que não há nenhuma relação com a ocorrência anterior e, que em consulta no sistema, não foi encontrado nada que pudesse “desabonar” os vendedores.



Na última semana, um caso que chamou a atenção da Secretaria Municipal de Saúde fez com emitisse um alerta para que as pessoas ficassem atentas a supostos agentes comunitários. No comunicado, a Coordenação das Unidades de Saúde da Família informou sobre ação de falsos agentes, que estariam atuando na cidade. Na quinta-feira (17/11), foi registrado no bairro Cidade Nova um caso em que três moças se passaram por agentes comunitárias, adentraram e reviraram uma residência.



Na ação as suspeitas usavam camisetas da campanha Novembro Azul e chegaram a abordar um casal de idosos. Dentro da residência, duas das falsas agentes conversavam com as vítimas, enquanto que uma terceira, aproveitando-se da distração, passou a revirar o imóvel. Assim que percebeu a ausência de uma das jovens, o proprietário do imóvel adentrou a residência pegando a terceira “agente” no flagra, revirando os móveis e pertences dos moradores.



De acordo com a PM, o proprietário da residência, ao desconfiar da ação acionou a PM, mas as suspeitas já haviam fugido. Nada chegou a ser levado da residência. No último ano, várias ocorrências de estelionatários se passando por falsos agentes de saúde foram registrados em São Sebastião do Paraíso, sempre envolvendo a presença de duas mulheres e um homem, nenhum desses suspeitos chegou a ser identificado.



Em abril deste ano, um outro caso, também envolvendo mulheres que estariam se passando por agentes comunitários de saúde terminou com a prisão de uma suspeita. À época uma mulher foi presa. Ela agia na companhia de outras duas suspeitas, que não foram localizadas. O fato foi registrado no bairro Vila Formosa, onde, após coagir uma vítima idosa, foi pega por vizinhos que prestaram socorro ao perceber que estava sendo vítima de um golpe.



Tanto a Polícia Militar quando a Secretaria Municipal de Saúde pedem para que a população fique atenta às ações suspeitas. Conforme divulgou a coordenação das USFs, as agentes das Unidades de Saúde em cada bairro têm horário de visitação marcado e somente em casos extremos é que pode ocorrer visita ocasional. Ainda, conforme a coordenação, no crachá oficial tem a foto, a função e consta ainda o brasão do município. A Coordenação das USFs em Paraíso orienta ainda que quem tiver dúvida pode acionar o município ou em situação suspeita também deve acionar a polícia.