AMOR e SOLIDARIEDADE

Obra do Berço Santa Tereza: Um legado de amor e solidariedade em Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 22-11-2024 15:58 | 402
Foto: Divulgação/Nelson Duarte

Fundada em 3 de novembro de 1974 pela Irmã Teresa Calderon, da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, com o apoio e efetiva participação de senhoras dedicadas da comunidade, a Obra do Berço Santa Tereza teve seu início no Instituto Monsenhor Felipe. Desde então, tem sido um símbolo de solidariedade e cuidado para mães e crianças em situação de vulnerabilidade social. Terça-feira, 19, foi a posse da nova diretoria, a ser presidida por Mariângela Pimenta Montans, que sucede Marilda Sebastiana da Silva, que esteve à frente da instituição por seis anos.

Com carinho e primor, as integrantes da Obra confeccionam enxovais completos, e incluem peças essenciais banheiras e fraldas. Todos os materiais, como malhas, tecidos e aviamentos, são adquiridos e voluntárias se reúnem semanalmente, às terças-feiras, das 13h30 às 17h, para trabalhar em equipe na sede da instituição, à rua José Marinzeck Filho, 118, na Mocoquinha. Além disso, algumas voluntárias contribuem de casa, realizando bordados e acabamentos. Essa rede de colaboração e aprendizado une pessoas com habilidades diversas, onde aquelas que já dominam a costura e o bordado compartilham seus conhecimentos com outras.

Os enxovais, sempre confeccionados com muito capricho, são entregues às gestantes no sétimo mês de gravidez. As famílias assistidas são, em sua maioria, encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ou por pessoas que conhecem gestantes em situação de necessidade. A cada ano, cerca de 120 enxovais são distribuídos, atendendo não apenas moradores de São Sebastião do Paraíso, de vez que já foram atendidas gestantes em trânsito, como indígenas, venezuelanas e famílias vindas do norte do estado ou do país, que chegam à cidade durante a safra do café e da laranja.

Embora o foco seja a doação, a Obra também realiza bazares anuais para vender alguns enxovais. O objetivo é arrecadar fundos para a compra de mais materiais, garantindo a continuidade dessa nobre missão. O próximo bazar acontecerá nos próximos dias 26, 27 e 28 deste mês, Clube Paraisense, uma oportunidade para a comunidade apoiar e conhecer mais sobre esse trabalho tão significativo.

Ao longo dos anos, a Obra do Berço Santa Teresa se adaptou às mudanças sociais e às necessidades da população. Em décadas passadas, gestantes eram convidadas a aprender trabalhos manuais, mas atualmente essa prática não é mais comum. Mesmo assim, o espírito de união permanece forte, com cada voluntária desempenhando sua parte, seja costurando, cortando, bordando ou organizando os materiais.

Marli Helena de Aguiar Sillos tem uma história marcante de dedicação à Obra do Berço, trajetória iniciada ainda nos tempos da Irmã Tereza, depois com Irany Simões. Após esse ciclo Marli se mudou de Paraíso, e ao retornar, dezoito anos depois, se reintegrou à benemérita instituição.

Mariângela Pimenta integra a Obra do Berço há sete anos.  Marca a continuidade desse legado de amor, de vez que sua mãe, Maria do Carmo Rosa Pimenta, também foi uma das obreiras.

A primeira presidente foi a Irmã Tereza Calderon, fundadora da obra em 1974. Na sequência, presidiram Irany Simões Corradini de Lima de 1983 a 1987, Ana Maria Garcia Costa de 1988 a 1990, Maria de Lourdes Marinzeck Borges de 1991 a 2009, Dirce da Silva Moraes entre 2009 a 2018, Marilda Sebastiana da Silva de 2018 ao dia 19 de novembro de 2024 quando tomou posse Mariângela Pimenta Montans.

Que esse trabalho, fruto de dedicação e generosidade, continue a inspirar e transformar vidas por muitas gerações.