SEMPRE

Diretoria do Sempre participa de curso de capacita

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 23-11-2016 00:00 | 696
Foto:

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre), Maria Rejane Tenório de Araújo Santos, e o diretor-secretário do sindicato, Rildo Domingos Silva, participaram de um curso de capacitação em São Paulo, promovido pela Central dos Sindicados Brasileiros (CSB), da qual o órgão paraisense é filiado.



Cerca de 90 representantes de órgãos sindicais de todo o país participaram do curso “Formação Política e Sindical”, que teve duração de uma semana, com 36 horas aulas e vasto material didático.



O tema foi dividido em três diferentes módulos. O primeiro deles com assuntos como Trabalhismo, Estrutura Sindical e História, com um conteúdo sobre formação do movimento sindical no Brasil e sua estruturação ao longo dos anos.



O segundo módulo, desenvolvido em parceria com o Centro de Formação Escola, terá conteúdo sobre Capacitação Sindical, com aulas sobre Estatuto Sindical; Fatores Econômicos e Sindicalismo; Democracia, Liberdade e Função Sindicais; Organização Sindical Brasileira e Proteção de Dirigentes Sindicais.



O terceiro abordou sobre Contabilidade Sindical, apresentando noções sobre Custeio Sindical, Contabilidade Sindical, Administração Sindical e Estudo Jurisprudencial.



Segundo a organização da CSB, o objetivo do curso foi o de “ampliar o nível de qualificação dos dirigentes dos sindicatos filiados. Os assuntos que, embora façam parte do dia a dia de todos os sindicatos, nem sempre são de amplo conhecimento daqueles que atuam nas entidades. Com essa capacitação, a CSB pretende elevar o nível dos dirigentes, o que também causará reflexos positivos na representatividade dos trabalhadores, no caso os servidores municipais de Paraíso”, disse o representante da Central.



“O curso foi muito rico também na troca de experiências porque teve representantes de muitas categorias de trabalhadores, incluindo setor privado, área portuária, segurança pública, setor de Saúde. Tinha representantes de 26 estados brasileiros”, ressaltou Rildo.



Maria Rejane contou que um dos aspectos mais importantes do conteúdo apresentado foi sobre a história da luta trabalhista no Brasil. “Tivemos uma visão histórica desde o Império, até a formação da organização trabalhista, a era da repressão; não só no Brasil, como no mundo e suas consequências. Foi muito interessante, pois é um conteúdo que influencia diretamente na forma de o Sempre atuar junto à sua categoria”, disse a presidente.



“Saímos ganhando na formação política e poderemos repassar isso ao funcionalismo público”, ponderou o secretário. Rejane disse que esse tipo de formação aos sindicalistas é fundamental para a capacitação, visando o futuro. “Estamos diante de um período de ameaças de perdas de direitos trabalhistas, que foram adquiridos por governos passados, em ações históricas. É uma preparação para enfrentamento futuro, ainda que seja em médio ou longo prazo. Revendo a história política passada, porém em um período nem tão distante, com lutas até com perdas de vidas, conseguimos esses direitos, que estão ameaçados. Por isso a Central está preparando os sindicalistas para que possam também preparar a sua base na sociedade para estarmos juntos nesse enfrentamento”, explicou.



Ações 



De acordo com a presidente do Sempre, Maria Rejane, o curso faz parte de uma programação sindical de “mobilização constante em prol da categoria”. Entre essas mobilizações, esteve também a reunião realizada no início do mês com o prefeito Walker Américo Oliveira, onde ficou acordado um calendário de pagamentos de salários atrasados dos servidores, com a primeira liberação do recurso programada e realizada no dia 11 de novembro passado, com o cumprimento desse acordo pelo Executivo.



“Estamos trabalhando com responsabilidade, apesar de muitos da categoria estarem alheios. O Sempre vem cumprindo integralmente o seu papel e tem estado atendo. O Sindicato tem estado presente e ciente dos passos do Executivo”, finalizou a presidente.