IDENTIDADE

Delegacia de Para

Vencimento de convênio entre Prefeitura e PC seria a causa da interrupção do serviço
Por: Redação | Categoria: Arquivo | 29-11-2016 00:00 | 1150
Foto:

O vencimento de um convênio entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o Estado, para a cessão de funcionários para a 4ª Delegacia Regional de Segurança Pública , fez com que a emissão da carteiras de identidades – RG, fique temporariamente suspensa no município. Quem precisar agora de uma segunda via do RG, ou tirar a primeira via, deverá procurar cidades onde o documento está sendo emitido normalmente ou aguardar até que situação seja resolvida. Cidades mais próximas, como São Tomás de Aquino e Itamogi, segundo informações, também não estão emitindo o documento.



A reportagem do Jornal do Sudoeste entrou em contato com o secretário municipal de Comunicação da Prefeitura, Luiz Fernando de Souza, que esclareceu que a situação já está sendo resolvida. “O convênio com a Polícia Civil venceu em outubro, e houve uma recomendação do Ministério Público que o funcionário que prestava esse serviço não poderia ser mais encaminhado para atuar nessa área. Deste modo, levará um tempo até que a situação seja normalizada, mas é preciso ressaltar que a obrigação da emissão de documentos é do Estado”, elucidou.



De acordo com o secretário, a expectativa é que até o começo do próximo ano a prestação do serviço seja normalizada. “Existem os prazos que precisam ser respeitados e estamos tomando as devidas providências”. Outra providência que Luiz Fernando adiantou, e que está sendo tomada pela Prefeitura e Polícia Civil, é a criação de um convênio junto ao curso de Direito da Libertas Faculdades Integradas.



“A Prefeitura e a Polícia Civil estão firmando um convênio com a Libertas, para que alunos do curso de Direito possam fazer estágio na delegacia exercendo funções, entre elas de escrivão e outras áreas, que eram desempenhadas por funcionários públicos municipais. É uma solução que não terá custo para o município, ao passo que também irá suprir a falta que a PC está desses funcionários”, completou o secretário de Comunicação.



 



DIFICULDADES



 



Segundo informações extraoficiais obtidas pela reportagem, as cidades mais próximas onde os paraisenses poderiam solicitar a emissão do RG, como Itamogi e São Tomás de Aquino, também enfrentam problemas. Em São Tomás de Aquino, o equipamento que realiza a impressão do documento estaria estragado, sendo usado os serviços da delegacia em Paraíso, que devido o setor responsável estar parado, também prejudicou a emissão de RGs para os aquinenses.



O mesmo motivo impede que paraisenses possam se deslocar até Itamogi, que segundo informações, precisaria da emissão de uma guia emitida pela delegacia de Paraíso que, devido a falta do funcionário não está prestando o serviço.



O delegado de trânsito, também responsável por este setor, Vinícius Zamó, ressalta que a outra possibilidade seria buscar o serviço junto a delegacia de Monte Santo de Minas, caso não haja problema por lá, ou a Unidade de Atendimento Integrado de Passo (UAI Passos).



Em Passos, o telefone para entrar em contato com a UAI é (35) 3526-5955; o solicitante também pode consultar mais informações pelo link “www. mg. gov.br/ governomg/portal/v/governomg/43724-emissao-ctps-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-1-e-2-vias/10652/5309#5w2h”.