Um grupo de Agentes Penitenciários de Minas Gerais saíram em caravana até a capital federal na luta da PEC 308, que cria a Polícia Penal. Recepcionados pelo deputado Federal Lincoln Portela PRB-MG, os agentes participaram de reunião com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que confirmou o apoio na tramitação e voto na PEC 308, que cria a Polícia Penal e inclui os profissionais Agentes Penitenciários, no artigo 144, da Constituição fazendo parte da segurança pública.
Agentes Penitenciários afirmam que o deputado Lincoln Portela “tem sido a mão amiga que precisavam como apoio nessa luta que se arrasta desde 2004. Mesmo se recuperando de uma recente cirurgia, Portela fez questão de se fazer presente na Câmara Federal para acompanhar a caravana”.
O grupo contava com mais de 30 agentes da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que se juntou a um grupo de agentes do Estado do Espírito Santo, em destaque para as regiões da 18 e 13 Risps, que apesar da distância foram representadas, a 18, pelo coordenador do GETAP do Presidio São Sebastião do Paraíso, agente penitenciário Carvalho (Mossoró), e da 13 Risp pelo agente penitenciário Pedro Marcio, que conseguiu o apoio do deputado Federal Fernando de Farias Rocha de Santos do Dumont, da região da Zona da Mata.