A Câmara de São Sebastião do Paraíso realizou a sessão semanal na sexta-feira, (2/12), diferentemente de quinta, como ocorre sempre. Isso porque na quarta-feira, (30/11) aconteceu a sessão solene que a Câmara realiza para entrega de títulos e medalhas aos homenageados do ano, no Ouro Verde Tênis Clube.
Desta vez, o presidente Jésu Paulo Araújo (PHS), colocou em pauta os dois projetos que causaram polêmica na sessão anterior, justamente por não terem entrado na pauta do dia.
Ambos são de autoria do Executivo e foram aprovados em primeira e segunda votação na reunião de sexta, sendo enviados à sanção e tendo apenas o voto contrário do vereador José Luiz Corrêa. O primeiro trata de aprovação de percentual de dotação do orçamento municipal em 10%.
O segundo projeto prevê abertura de crédito adicional suplementar à dotação do orçamento municipal, no valor de R$ 926 mil, direcionados à Educação, especificamente para merenda e pagamento de perueiros, que estão com pagamentos atrasados.
O presidente Jésu argumentou que na semana passada foi duramente criticado pelo fato de não ter colocado os projetos para votação, pois foi dito pela vereadora Dilma Aparecida Oliveira (PV), líder do prefeito Walkinho na Câmara, que o projeto serviria para fazer o pagamento de “merendeiras”, ao contrário para o qual realmente se destina, que é “merenda”.
Dilma argumentou que o projeto é tão ou mais importante, pois a merenda - ou falta dela quase não há verba para aquisição de alimentos – atinge os 5.700 alunos na rede municipal de ensino. “São crianças que não podem ficar sem alimentação e o projeto não ter entrado na pauta da semana passada protelou a compra do que é necessário para a manutenção plena da alimentação de tantos estudantes”, argumentou a vereadora.
Outro projeto de autoria do Executivo que foi levado à apreciação dos vereadores na sessão de sexta trata de alteração de lei, sobre contribuição para custeio de serviço de iluminação pública. O projeto foi encaminhado à analise da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.
Outras reuniões
Para encerrar o ano, a Câmara vai realizar apenas mais duas sessões, desta vez, voltando ao dia original de sua agenda, às próximas quintas-feiras. Ainda promove uma audiência pública, na próxima terça-feira, (6/12), para apresentar e discutir com a comunidade o projeto de orçamento municipal para o ano que vem. O horário ainda não foi definido e deve ser divulgado em breve.