Muitas famílias carentes terão um Natal melhor por conta da solidariedade da comunidade. Uma das ações mais populares são as sacolinhas de presentes, encaminhadas geralmente a crianças, por meio de instituições assistenciais.
Em São Sebastião do Paraíso, as “Obras Sociais Bezerra de Menezes”, de acordo com a sua coordenadora, Luzia Andreoli Menezes, há mais de 40 anos presenteia crianças necessitadas e há mais de 18 faz a distribuição das sacolinhas.
Elas são distribuídas no Centro Espírita “Adolfo Bezerra de Menezes” a pessoas da comunidade que queiram “adotar” uma criança para presentear. Nelas são colocados um calçado, uma roupa, produtos de higiene e brinquedo. Em cada uma é colada uma etiqueta com informações de quem será presenteado, constando nome da criança, idade, número do calçado, e quais os produtos de higiene podem ser comprados. Tudo é colocado na sacola.
Neste ano, Luzia conta que foram distribuídas 400 sacolinhas. Elas vão para as crianças pertencentes às famílias carentes cadastradas na instituição. Tudo acompanhado e verificado por uma assistente social.
A entrega desses presentes será no próximo dia 17, em uma festinha a ser realizada na quadra poliesportiva do bairro Verona, com a presença de Papai Noel e comes e bebes, para alegrar a garotada.
“A cada ano cresce o número de sacolinhas e cresce junto o número de pessoas interessadas em ‘adotar’ uma criança para presenteá-la. Só temos a agradecer sempre, desejando um belíssimo Natal a essas pessoas”, finaliza “dona” Luzia.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo 3531-3168.
Na Casa São Francisco
A Casa São Francisco, instituição assistencial que também presenteia as crianças que assiste durante todo o ano no sistema das sacolinhas, de acordo com o seu presidente, Rafael Flávio da Silveira. Neste ano, as sacolinhas de Natal da Casa São Francisco foram divididas em três grupos de presentes, sendo calçado, brinquedo e roupas e materiais escolares. Foi organizado dessa forma para não ficar tão oneroso para quem quisesse adotar. Ao todo, são 28 crianças atendidas diariamente na instituição, sendo então, 84 adotantes.
“Felizmente, a adesão às cartinhas que geram as sacolinhas, é sempre muito boa, as pessoas se sentem tocadas nesta época e sempre transformam essa data num momento de estender a mão ao próximo. Sempre tivemos um apoio caloroso da população em relação às adoções de nossas cartinhas”, conta o presidente.
Nos últimos anos o sistema de doação das sacolinhas foi melhorado e ano a ano, o formato vem sendo aprimorado. Neste ano, trata-se de um saco bastante completo, que possibilita que a criança receba muito mais que amor e carinho, mas também autoestima e condições básicas para frequentar a escola, por exemplo.
As sacolinhas serão entregues na festinha a ser realizada no penúltimo ou último sábado que antecede o Natal. Anualmente, essa festinha, que também é feita com ajuda da população, reúne as crianças com brincadeiras, bastante diversão, presença da família e garante uma aproximação maior com essas crianças e com suas famílias.
“Em quatro dias todas as sacolinhas foram adotadas. As pessoas podem contribuir com a festinha, doando refrigerante ou salgadinhos. Os interessados em doar, poderão entrar em contato através do 3531-7182 e combinar a doação”, finaliza Rafael Flávio.