POLASTRE

Cesec Alda Polastre fecha semana de educa

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 07-12-2016 00:00 | 1430
Foto:

A "Semana de Educação para a Vida", projeto que é desenvolvido na rede estadual de ensino de Minas Gerais, teve na última semana, entre os dias 21 e 25 de novembro, diversas atividades promovidas pelo Centro Estadual de Educação Continuada Alda Polastre (Cesec) em São Sebastião do Paraíso. O intuito do projeto foi promover a reflexão sobre valores essenciais aos seres humanos. Conforme explica a supervisora pedagógica Kellen Cristina Silva Oliveira, o tema foi trabalhado durante o ano todo e a instituição, em face das Olimpíadas e Paraolimpíadas, aproveitou a oportunidade para destacar esses valores, tendo como convidado em uma das palestras o paratleta Marcelo Carmessano.        



"Os trabalhos foram desenvolvidos em conjunto por mim e a especialista Isabel Ferreira Júlio Albieri,  junto aos professores e ao diretor Sérgio Cabral de Almeida, que organizaram as atividades da semana. Cada professor desenvolveu o tema em sala de aula e alguns apresentaram seus trabalhos em forma de dinâmica e palestras", elucida a pedagoga.



Conforme conta Kellen, as professoras de Química e Biologia, Fernanda de Araújo Cesarino e Caroline Floriano M.S.Lorenz, trabalharam com os temas Esporte Sujo: dopping e consequências do uso de drogas através de debate e questionário. A professora de Geografia e Física, Eliana Aparecida Vieira, Jane Aparecida de Paiva Vilar, com o apoio da professora de biblioteca Cleide Aparecida Souza, apresentaram com os alunos uma entrevista musical sobre a Consciência Negra.



"A professora de História, Simone Aparecida de Oliveira, confeccionou cartazes sobre os valores de nossa cidade. Nos dias seguintes duas dinâmicas foram realizadas com os alunos; a professora de Ciências, Elen Daiani Gonçalves, com a dinâmica "você tira o chapéu para essa pessoa", que consistia em chamar uma pessoa à frente e entregar um chapéu na qual ao olhar via-se o próprio reflexo, a partir de então, o participante justificava porque tirava o chapéu para a "pessoa" listando suas qualidades", conta a pedagoga.



 As professoras de Geografia e Língua Portuguesa, Sandra Marcia Pereira Marques e Regina Celi Colombaroli Rocha, fizeram a dinâmica "Exercitando Perdas", na qual cada um escrevia em quatro papéis distintos uma parte do corpo que gostava muito, um bem material indispensável, um sonho e uma pessoa importante. "Após os alunos escreverem, as professoras conduziam uma sequência em que cada participante teria que ir descartando um papel, havendo uma reflexão sobre o que realmente importa na vida", destaca.



Foi realizar ainda duas palestras, para finalizar a semana. "As professoras de matemática e de Arte, Cristiane Aparecida da Silva e Maria Rita Castilho, convidaram o professor Donivaldo Expedito Santos, que ministrou a palestra "estudar pode dar certo". Na ocasião foram realizadas as entregas das telas do projeto "Cores, formas e vida: Romero Britto" aos alunos participantes com a presença da professora Talita Roberta de Lima, que também participou do projeto", acrescenta



A outra palestra foi ministrada pelo atleta paraisense, bi-campeão Mineiro de Paracanoagem e campeão Copa Brasil de Paracanoagem, Marcelo Carmessano, a convite da professora Elen Gonçalves. "Ele emocionou a todos com seu relato de vida e dificuldades encontras devido às deficiências. Foi uma semana muito proveitosa que superou as expectativas e proporcionou muita reflexão sobre a vida, que foi a proposta do projeto", completa Kellen Oliveira.



 



MATRÍCULAS



As matrículas do Centro Estadual de Educação Continuada Alda Polastre podem ser realizadas de janeiro a dezembro. O Centro fica situado na rua Pimenta de Pádua, 978, Centro. Para entrar em contato e esclarecer quaisquer dúvidas, o telefone para contato é 3531-4693.