COMPRAS

Comerciantes t

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 07-12-2016 00:00 | 836
Com
Com Foto:

O ano de 2015 não foi um bom para o comércio de São Sebastião do Paraíso, que diante da situação vivenciada pelo país e agravada pela situação no município, como demissões em massa, atraso em pagamentos de servidores públicos e empresas fechando as portas, sentiu os reflexos da recessão econômica e das dificuldades vivenciadas pelos paraisenses. No entanto, como em todos os anos, a expectativa é que neste Natal, com as portas fechando um pouco mais tarde, o comércio recupere o movimento perdido ao longo do ano e tenha lucros consideráveis.



Com dezembro, e o pagamento do 13ª salário, a esperança é que o setor de varejo sofra um aquecimento e mobilize a economia no município. Empresários paraisenses relatam um crescimento considerável em novembro, números que variam entre 5 e 20%, muito acima do esperado para a maioria no setor. O pensamento positivo é quase unanimidade entre a categoria, é o que relata o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) e diretor regional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Aílton Rocha de Sillos.



Na segunda-feira (5/12), foi realizada a entrega dos prêmios do “Antecipe seu Natal”, que integra um “pacote” da campanha realizada pela Associação, visando estimular as vendas e mobilizar o comércio para o final do ano. “Enfrentamos uma situação difícil, mas as perspectivas são as melhores. Estou animado com este Natal, claro que há muita gente pessimista, mas a maioria dos lojistas está acreditando que será uma boa época. Qualquer número positivo, nessa recessão que enfrentamos, já significa muito”, destaca Ailton Sillos.



Animação é a palavra certa para definir as expectativas do empresário Reginaldo de Souza, que espera que dentro da realidade vivenciada pelos paraisenses, será um bom Natal. O comerciante acredita que as vendas devam dar uma reagida típica para época, mas que já vem observando uma margem significativa de lucro.



“Se as vendas ficarem na margem do que foi em 2015 será bom; no primeiro semestre já houve crescimento de 5%, se houver esse mesmo índice para este Natal, tendo em vista a situação que o país e o município enfrentam, estará ótimo”, ressalta. O empresário encara qualquer crescimento positivo como um ótimo negócio e tem esperança para a época natalina. “Com o recebimento do 13ª salário, já houve um aquecimento nas vendas. Como comerciante, se a gente desanimar, e não tomar uma atitude e alternativas, realmente, a tendência é só piorar”, completa.



O mesmo é destacado pela comerciante Elaine Machando, que acredita que o Natal deva ser melhor que o 2015. “Com o crescimento que eu tenho observado, espero que seja uma época positiva. Novembro também não foi ruim, pelo contrário, e dezembro já começamos com uma expectativa de 20% de crescimento. Vestuário é um setor muito procurado e as pessoas querem se vestir bem e presentear os familiares”, destaca. Outra questão apontada por Elaine, é em relação as condições de pagamentos para atrair o público. “Nós facilitamos também, dividindo o preço à vista em até dez parcelas no cartão e isso ajuda bastante”, comenta.



A expectativa de crescimento também se mantém para o setor de alimentação. De acordo com o gerente de um supermercado em Paraíso, Paulo César Ozelin, por enquanto o movimento está dentro das expectativas, mas o mês costuma ter um movimento acima do esperado. “Em dezembro, costumamos aumentar um pouco os pedidos, para ter uma reserva, mas não é nada muito exagerado, cerca de 30% a mais do que normalmente pedimos. Essa questão de sazonalidade acaba se diluindo, então, hoje o que o cliente costuma comprar somente no natal, é vendido o ano inteiro, além do que as pessoas comem bem o ano inteiro. E eu acredito também que será uma época positiva, porque tenho percebido que os consumidores estão mais dispostos a gastar com alimentação”, completa.



 



COMÉRCIO NO NATAL



A partir da próxima semana, o comércio em São Sebastião do Paraíso já começa a atender em horários especiais. Entre os dias 12 e 16 de dezembro, as lojas abrem as portas às 9h e fecham às 22h. No sábado (17/12), o horário será das 9 às 18h; e no domingo (18/12), das 9h às 16h. Na semana seguinte, entre os dias 19 e 23, funcionará das 9h às 22h; na véspera do Natal, no sábado (24/12), irá funcionar das 9 às 18 horas, e no domingo (25/12), o comércio não deverá funcionar. Já na próxima semana, o comércio volta a atender em horário normal, das 9h às 18h, e nos sábados das 9h às 13 horas.