MATR

Come

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 10-12-2016 00:00 | 793
Candidato que fizer a matr
Candidato que fizer a matr Foto:

Pais e responsáveis de estudantes que desejarem ingressar na rede pública de ensino em 2017 devem ficar atentos ao período de matrículas, que terá início a partir da próxima segunda-feira,12. A matrícula deve ser feita na escola para o qual o cadastrado foi encaminhado até o dia 16 de dezembro. Em São Sebastião do Paraíso, é comum nos últimos anos ocorrerem formação de filas com um dia antes e com pessoas que atravessam a madrugada para tentar a vaga na E.E. Benedito Ferreira Calafiori.



Neste ano a SEE (Secretaria de Estado da Educação) realizou no meio do ano em toda Minas Gerais o o Cadastramento Escolar para o ano letivo de 2017 tendo recebido 169.603 inscrições de crianças e e estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino, estadual e municipais, em 2017. O Cadastramento foi realizado no mês de junho deste ano. Os inscritos terão vaga garantida em uma escola pública próxima de casa, após a confirmação da matrícula na escola para a qual foi encaminhado.



O período de matrícula está previsto para ocorrer entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016. Os cadastrados devem procurar os estabelecimentos escolares indicados para onde desejavam se matricular. Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha de matrícula, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar documentos como a cópia e apresentação do original da conta de luz da residência do candidato, preferencialmente, ou de outro comprovante de endereço recente; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência ou retorno aos estudos. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para uma escola onde houver vaga remanescente.



O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental. Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.