O atleta Daniel Duarte Naves, presidente da Associação dos Corredores de Rua de Paraíso (Acorpa) foi um dos destaques da equipe paraisense na 18ª edição da Volta Internacional da Pampulha, realizada no domingo passado, (4/12), em Belo Horizonte.
Paraíso participou da prova com 19 atletas. A prova foi vencida por Giovani dos Santos, que manteve a hegemonia dos brasileiros na competição e terminou o percurso de pouco mais de 17 quilômetros com o tempo de 52’55. Ainda entre os integrantes da Acorpa, outros 12 atletas terminaram a prova, muitos deles com resultados surpreendentes, acima das expectativas. A competição teve também a participação dos considerados melhores do mundo, os corredores de origem africana.
A 18ª Volta Internacional da Pampulha reuniu em torno de 15 mil atletas de todo o Brasil e do exterior. Os corredores percorreram 17,8 km por um dos cartões-postais da capital mineira, em um trajeto técnico e rápido, que teve largada e chegada na Avenida Octacílio Negrão de Lima - Praça de Iemanjá, na Lagoa da Pampulha.
Os participantes concordam ao dizer que este é um percurso difícil, longo e de muita velocidade, que exige do atleta que quer se destacar um ritmo veloz e constante, sem descanso.
O campeão
Destaque de Paraíso, Daniel Naves, 31 anos, terminou a corrida em terceiro lugar na sua categoria, de acima de 30 anos e em 41º lugar no geral com o tempo de 1:06:12. “O tempo estava agradável e favoreceu o bom desempenho. O mais difícil foi passar a faixa de largada com tantos competidores, mas depois consegui desenvolver bem na corrida e foi um dos melhores resultados que alcancei”, disse.
Ele ressalta que a prova serviu de preparação para a Maratona de Santiago que deverá disputar no Chile, em abril do próximo ano. Daniel competiu no Chile este ano, onde também ficou em terceiro na sua categoria e em 11º no geral, sendo o primeiro brasileiro colocado.
Com o resultado de agora, ele conseguiu índice para sair no pelotão de elite da Volta da Pampulha em 2017. “Agradecemos o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, que nos ajudou com o transporte, sem este apoio não teríamos condições de participar”, conclui.
Entre seus apoiadores está Lauro Freitas; a nutricionista Patrícia de Godoy; Salão do Dárcio – loja 2; Energy Academia; Rangel Rafiting; Polidrogas; Rede de Postos Estoril e Acorpa.
Daniel corre desde os 11 anos, com o incentivo pessoal e presencial do pai, Sebastião de Souza Naves que, aos 63 anos, acompanhou o filho na competição. A família toda é de corredores, e a mãe “dona” Neusa, que não corre, mas acompanha a todos como apoio. É ela quem cuida do café da manhã para toda equipe, que leva os primeiros-socorros e é a grande incentivadora de todas.
Atletas
Outros atletas paraisenses também participaram da corrida como no feminino, com Melina Moretti, Amanda Fernanda Félix, Janaína Assis e Luciana Apare-cida de Oliveira Peres. No masculino destaque ainda para Renato Peres, João Henio Souza Barros e Sebastião de Souza Naves.
Benedito Lopes de Miranda Neto, o Dito, disse que este é um percurso muito diferenciado, com trajeto reto e de grande velocidade. “Houve um desempenho muito bom, mesmo entre os amadores, como eu. Outro destaque foram as mulheres, afinal a corrida de rua foi tomada por elas nos últimos tempos”. Ele fez aprova com 1h34.
Confira a classificação dos integrantes da Acorpa:
Masculino – Daniel Duarte Naves, 41º – tempo 01:06:12 - Renato Peres, 200º – tempo 01:20:59 - João Henio Souza Barros, 230º – tempo 01:21:47 - Sebastião de Souza Naves, 405º – tempo 01:21:24 - Jadson Rafael Silvestre, 643º – tempo 01:26:38 - Emerson Tinoco da Silveira, 869º – tempo 01:29:30 - Marcelino Antonio Martins, 1698º – tempo 01:38:12 - Benedito Lopes de Miranda Neto, 1791º – tempo 01:40:30 - Rodrigo Diogo Giachero, 2806º – tempo 01:41:47
*Parte das informações a
partir de release da Secretaria Municipal de Comunicação