O atleta e lutador de MMA, Jésus Ferreira da Rocha, o Buguinho, acumulou mais uma vitória em Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu, realizado no último final de semana, em São Paulo, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Esta é uma das 15 vitórias que o atleta acumulou ao longo de 2016. Buguinho irá terminar o ano descansando a fim de recuperar o fôlego para a maratona de campeonatos e disputas em 2017. O evento contou com cerca de 300 atletas e Buguinho foi o único representando Paraíso nesta disputa.
Conforme conta o atleta, o campeonato é um dos principais eventos da modalidade e um dos mais disputados no ano. Ele lutou na categoria peso médio e conseguiu o ouro. No dia seguinte, o lutador participou de outro campeonato realizado em Atibaia (SP), onde também foi vitorioso. “Não foram lutas fáceis e a organização dos eventos foi impecável. Tive que me preparar muito, não foi fácil passar pelo preparo e manter o peso ideal para as disputas dos campeonatos, mas contei com total apoio dos meus alunos da Academia Colisão Jiu-Jitsu”, ressalta.
O atleta avalia que o nível da competição estava bem acima do esperado. “Nenhuma luta foi tranquila. Foram disputas bem acirradas, em nível de campeonato internacional. Para o próximo ano estamos nos mobilizando para tentar organizar um evento aqui em Paraíso, entre março e abril”, salienta.
Jésus teve sua incursão no esporte aos 7 anos, por meio da Capoeira, época em que também conheceu o MMA e se apaixonou pelo esporte. “À época era conhecido como vale-tudo. Eu gostava muito de ver a entrada dos atletas no octógono, com todas aquelas apresentações, e resolvi começar a praticar esse esporte também. Eu me espelhava muito no Minotauro, um dos atletas mais conhecidos desta categoria”, conta.
Profissionalmente, o atleta começou a disputar campeonatos aos 16 anos, sendo preciso a mãe ter que assinar um termo de responsabilidade para que o filho pudesse seguir os seus sonhos. “A partir daí nunca mais parei. Já tenho no meu currículo 10 lutas profissionais, das quais acumulo oito vitórias”, destaca.
Apesar de ainda ser um esporte em ascensão em Paraíso, e que vem ganhando bastante público, o atleta acredita que a modalidade ainda precisa de mais incentivo e apoio do município. “O custo é muito alto; somente nesta viagem cheguei a gastar cerca de R$ 1,2 mil reais, além da alimentação e das dietas para manter a forma, que é muito difícil”, relata. O que contribuiu, e que também vem ajudando o atleta nesta empreitada são os patrocinadores.
“Tenho somente a agradecer a eles que me deram esse apoio. O pessoal da Borracharia Índios, da DF Pneus, a nutricionista Simone Moura Amaral, a Essencial Fit, a Power Eletronic, a Caffer, a Dragon Shop, o PC Pizzaria, o Supermercado Brumar, a Banca do Baby, o Comercial Barretos e a todos que me apoiaram e que possibilitaram eu participar deste evento”, comenta o atleta.
Entre os títulos disputados pelo atleta este ano estão a “Copa Jiu-Jitsu na Boa”, disputado em Boa Esperança; a “Copa SRA de Jiu-Jitsu” em Ribeirão Preto; “Open Jiu-Jitsu”, em Cássia; a “7ª Copa do Triângulo de Mineiro Jiu-Jitsu” em Frutal; o “Campeonato Mineiro de Jiu-Jitsu”, em Piumhi; o “2º Open Jiu-Jitsu Submission”, em Montes Claros; o “Campeonato Sudoeste Mineiro”, em Passos; e o “1º Open Jiu-Jitsu”, em Atibaia (SP).
“A nossa equipe de Paraíso, composta por 30 atletas, participou também de outro campeonato por equipe em Cássia, em uma segunda fase, onde conseguimos ser campeões por equipe e trazer para a nossa cidade um total de 27 medalhas de ouro, 12 pratas e um bronze. Este ano foi muito importante para mim, todas as disputas na minha categoria conseguir levar medalha de ouro e fechar o ano com todas essas disputas”, completa o atleta. O próximo passo, conforme destaca Buguinho, é planejar um campeonato da categoria em Paraíso que deve acontecer no próximo ano.