Candidatos eleitos nas eleições municipais, em outubro na 260.ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, foram diplomados em solenidade nas dependências da Câmara Municipal na noite de segunda (12/12).
O juiz eleitoral Marcos Antônio Hipólito Rodrigues iniciou a entrega pelos eleitos a vereador, prefeito José Carlos Pimenta, vice-prefeito Libércio Nogueira de Souza, de São Tomás de Aquino. Na sequência foram diplomados onze vereadores à Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, o prefeito Walker Américo de Oliveira, a vice-prefeita Dilma Aparecida de Oliveira.
O professor Marcelo de Morais falou em nome dos vereadores diplomados à Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Ele iniciou seu pronunciamento tecendo elogios aos funcionários do Cartório Eleitoral, ao juiz Marcos Hipólito, promotor eleitoral Emílio Carlos Walter, pela condução do processo eleitoral na comarca.
Ao fazer considerações sobre “mandato”, Marcelo observou que “nada mais é do que a forma como povo encontra de confiar à alguém para ser seu representante legal. Somos, então, representantes a voz do povo, a vez dele. Não terei medo de cobrar, de buscar informações, de criticar, ajudar resolver problemas de nosso município”.
Teceu críticas. Sem mencionar nomes disse que “teve gente que antecedeu nosso trabalho que dava a sensação enorme de querer instalar o caos em nossa cidade, e, por incrível que pareça, conseguiu”. Marcelo afirmou que honrará cada um dos 2.806 votos que recebeu nas urnas, zelará pela confiança que lhe foi depositada, “sem esta de situação ou oposição”.
Resgatar a figura do vereador, dar transparência a todos os atos, estar rigorosamente dentro da lei será sua forma de trabalho, disse ele, ao dirigir-se aos vereadores eleitos. “Não podemos deixar que a aversão ao político continue da forma que está”.
O prefeito Walker Américo de Oliveira falou sobre a divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e dirigindo-se aos vereadores disse que mais que representantes do Poder Executivo “seremos os legítimos responsáveis pelo desenvolvimento sócioeconômico de nossa comunidade” ao propor que juntos “reconstruam a cidade”.
Assistimos nos últimos tempos a desordem administrativa, e as dívidas se aliam aos maus tratos que sofreram servidores públicos e cidadãos de nossa comunidade, disse Walkinho. Citou dito popular afirmando que “não há mal que sempre dure e tristeza que se finde”, realçando ser nessa crença que vislumbra novo horizonte.
Clamou “tolerância” por parte do Judiciário em questões relacionadas à Prefeitura, justificando que “a situação é tão desastrosa” que ele não consegue “mensurar tempo para ajustá-la”.
O promotor eleitoral Emílio Carlos Walter disse que além de parabenizar os diplomados naquele ato, fazia também um alerta de responsabilização. “A partir do dia 1.º de janeiro vocês ocuparão, alguns já ocupam, cargos de extrema responsabilidade. Vivemos uma época onde as instituições vivem uma instabilidade, tanto em nível municipal, estadual e federal também. Instabilidade institucional, política, financeira o que está nos levando a tempos difíceis. Quero conclama-los que, ao examinarem as questões não percam de vista o interesse público. Os senhores, nós, somos funcionários do povo, é o interesse da maioria, da sociedade, que deve ser observado”, observou.
O juiz eleitoral Marcos Antônio Hipólito Rodrigues lembrou ser a diplomação nada mais que a entrega de um certificado legitimando os candidatos eleitos para o exercício dos cargos para os quais foram efetivamente eleitos. A exemplo do promotor Emílio Carlos Walter, elogiou o trabalho de funcionários do Cartório Eleitoral e àqueles que estiveram envolvidos no processo eleitoral. “Faço um registro de agradecimento à imprensa paraisense, imparcial que prestou colaboração efetiva para o bom resultado dessa eleição”, disse Marcos Antônio.
Referiu-se também sobre recentes acontecimentos em nível nacional que tem causado preocupações à população e desejou sucesso aos eleitos no desempenho de suas funções.
“Que haja entre vocês, lealdade, honestidade e acima de tudo, ética para que ao final sintam orgulho de vocês mesmos, pelo que fizeram”, concluiu.