FORMATURA

Pol

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 14-12-2016 00:00 | 964
Foto:

A Polícia Militar do Meio Ambiente  realizou na quinta-feira (08/12), a formatura  do Programa de Educação Ambiental (Progea) em São Sebastião do Paraíso. O programa é coordenado pela 18ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito (18ª Cia Ind MAT) de Poços de Caldas, que já implantou o trabalho em vários municípios da região, como Passos, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas, São João Batista do Glória  entre outros.



Na cerimônia,  no plenário da Câmara do Municipal, 61 alunos da Escola Municipal Ibrantina Amaral receberam o certificado de conclusão do curso. Várias autoridades estiveram presentes e o evento foi prestigiado por pais, amigos e funcionários que lotaram a Casa do Legislativo, mostrando participação e preocupação com um meio ambiente melhor.



O Progea é um programa que visa estimular alunos do ensino fundamental das escolas do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, que visem a contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.



O programa é desenvolvido em duas etapas de forma continuada. Na primeira, os alunos contam com 12 encontros num período aproximado de três meses. Na segunda etapa os alunos são orientandos a criar um Clubinho Ambiental, com a eleição de um grupo de alunos para buscar soluções ou minimizar alguns problemas ambientais encontrados pela comunidade escolar. Além disso, o programa busca o envolvimento de professores, funcionários e até mesmo dos pais nas atividades das crianças.



Em São Sebastião do Paraíso o programa é desenvolvido pelo 1º Grupamento Policial Militar Ambiental de Passos. No município, além dos 61 alunos, o programe também é desenvolvido na Escola Municipal Rural Napoleão Volpe, com mais 23 alunos.



Na solenidade de formatura houve a posse dos alunos que comporão a diretoria do Clubinho Ambiental, que será implantado no próximo semestre letivo, para discutirem e propor ações para resolução ou minimização dos problemas ambientais encontrados nas escolas e contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.



 



(Wanderlei Vilela Garcia, 2º Ten PM - Comandante do 3º Pel MAmb de Passos)